Twitter fala com governo brasileiro via escritório do México
Distância, diferença de horário e diferença de idioma podem prejudicar a comunicação e gerar atrasos
Após demitir boa parte dos funcionários no Brasil no fim de 2022, a interlocução entre o Twitter e autoridades brasileiras passou a ser feita por representantes da empresa no México.
O Brasil é um dos países com maior número de usuários dessa rede (cerca de 20 milhões), além de ser a quarta maior democracia do mundo, mas sequer tem alguém para representar a empresa localmente.
A informação foi apurada pelo Núcleo junto a uma pessoa ligada ao governo, a qual prefere não se identificar para não prejudicar relações com a empresa.
Jornalistas e membros da sociedade civil reclamam há meses da impossibilidade de obter resposta às suas demandas junto ao Twitter. Por exemplo: ao enviar uma mensagem para o email geral de imprensa (press@twitter.com), uma resposta automática retorna o emoji de cocô (💩).
Mas a precariedade da interlocução atual do Twitter com governo brasileiro ainda não era publicamente conhecida.
O atendimento é atualmente feito por uma executiva mexicana e por um especialista em políticas públicas. O Núcleo enviou uma mensagem diretamente para eles pedindo comentários, mas não obteve resposta.
TERRA ARRASADA. Atualmente não está claro quantas pessoas ainda trabalham no escritório brasileiro, nem quem é o representante legal. O escritório local já teve cerca de 150 funcionários.
Ainda há uma representação jurídica no Brasil.
Em nov.2022, dezenas de pessoas foram demitidas no Brasil, após o novo dono da empresa, Elon Musk, ter realizado milhares de desligamos em todo o mundo.
Em março, a ex-diretora-geral de América Latina do Twitter, Fiamma Zarife, começou a trabalhar no Airbnb, embora ainda conste no quadro de sócios e administradores do Twitter segundo registros da Receita Federal. O CNPJ do Twitter é 16.954.565/0001-48.
Além da distância e da diferença de horário (a Cidade do México está 3h atrás do horário de Brasília), a questão do idioma também pode dificultar a comunicação e gerar atrasos em demandas de autoridades.
Texto atualizado às 20h19 de 7.abr.2023 pra acrescentar que o Twitter ainda tem uma representação jurídica no Brasil.