Twitter processa organização que descobriu falhas no combate a discurso de ódio
O X (ex-Twitter) acusa uma organização sem fins lucrativos de espalhar informações falsas ao descobrir falhas no combate ao discurso de ódio
O X (ex-Twitter) processa um grupo de pesquisa contra discurso de ódio por suposta disseminação de informações falsas. A empresa de Elon Musk acusa a entidade de usar uma metologia de pesquisa "pobre" e de sofrer influência de concorrentes e governos. As informações são do The New York Times.
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O alvo da ameaça é o grupo Center for Countering Digital Hate (CCDH), entidade sem fins lucrativos que conduz estudos e pesquisas em mídias sociais. O X teria enviado uma carta para a organização, acusando a de criar "uma série de alegações preocupantes e infundadas que parecem calculadas para prejudicar o Twitter em geral" — na época, a plataforma ainda se chamava Twitter.
A carta menciona um estudo publicado em junho que avaliava a eficiência do Twitter contra a disseminação de discurso de ódio. A análise apontou que a plataforma não faz um bom trabalho na contenção de conteúdo odioso, não fazendo nada contra 99% de 100 contas assinantes do X Blue denunciadas por "tuitar ódio".
Quais as alegações do Twitter?
A empresa de Elon Musk acusa a organização de "apoiar uma agenda oculta" e pelo fato de o estudo não incluir os mais de 500 milhões de posts diários que acontecem na rede.
"É por isso que a X entrou com uma ação legal contra a CCDH e seus patrocinadores. A X não apenas rejeita todas as reivindicações feitas pela CCDH, mas, por meio de nossa própria investigação, identificamos várias maneiras pelas quais a CCDH está trabalhando ativamente para impedir a liberdade de expressão", disse a companhia agora comandada por Linda Yaccarino.
No comunicado, a empresa também acusa a CCDH de obter dados de forma não autorizada e por utilizá-los de forma indevida.
Em sua defesa, a organização desmentiu as acusações e afirmou não receber financiamento de nenhuma empresa ou governo. Além disso, a entidade diz que a ameaça ressalta a hipocrisia da X por supostamente limitar o alcance do estudo enquanto restringe a capacidade de conduzir essas análises.
Crise no ex-Twitter
O aumento na disseminação de discurso de ódio é uma das principais preocupações desde que Elon Musk comprou o Twitter. Há relatos de usuários de que as denúncias não surtem tanto efeito quanto antigamente.
Nos primeiros meses após a aquisição, a plataforma sofreu com a perda de 50% de todos os anunciantes, a maioria deles preocupados com o padrão de tomada de decisão de Musk.
Estudos com veredito negativo como os da CCDH podem colaborar com essa imagem negativa do Twitter, ainda mais agora em que o serviço passa por uma transformação de marca para X.
Fonte: The New York Times
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