Twitter torna principal o feed baseado em algoritmos, igual TikTok
Mudança, que ocorreu primeiro no aplicativo iOS, prioriza timeline na qual tuítes de pessoas que o usuário segue são apresentados junto a posts sugeridos por algoritmos, assim como a plataforma chinesa
O Twitter (Android, iOS) está mudando a forma como usuários veem novos tuítes na timeline. O feed baseado em algoritmos se tornou o principal, enquanto o cronológico, o secundário. A mudança ocorreu primeiro no aplicativo para iOS, na última terça-feira, 1o.
A plataforma retirou o botão, na parte de cima da tela, que era usado para alternar entre o feed cronológico e algorítmico. Em seu lugar, estão duas abas, "Para você" e "Seguindo". Quando o app é aberto, o usuário vê "Para você" primeiro, que tem o mesmo nome e forma de funcionamento da timeline principal do TikTok (Android, iOS).
Assim como o feed da plataforma chinesa, a nova aba do Twitter é baseada em algoritmos, apresentando, fora da ordem cronológica, novos posts de pessoas que o usuário segue, intercalados com tuítes de contas que não segue, mas pelos quais provavelmente se interessa.
A mudança tornou mais simples alternar entre os dois tipos de feed, porém não há mais a possibilidade de tornar o feed cronológico como padrão, isto é, aquele que o usuário verá primeiro ao abrir o app. Antes, era possível configurar o app para mostrar os tuítes mais recentes primeiro, ao ser aberto.
A alteração já era esperada. Em 20 de dezembro de 2022, Elon Musk, CEO do Twitter, tuítou: "A timeline principal deve permitir um deslizar fácil entre [tuítes] principais, mais recentes, tendências e tópicos que você segue", afirmando que a empresa estaria "fazendo essa mudança em breve".