Twitter vai cobrar R$220 mil por mês para que pesquisadores acessem seus dados
Valor por acesso à API da rede social tornará praticamente inviável o uso autorizado de dados para pesquisas, segundo a Wired
O Twitter vai cobrar a partir de US$42 mil
(R$220 mil na cotação atual do dólar) por mês para que pesquisadores tenham acesso à sua API (um recurso fornecido pela empresa para fornecer dados e acesso a seus recursos).
COMO É QUE É? Segundo documentos obtidos pela Wired junto a pesquisadores contatados diretamente pelo Twitter, a rede social está oferecendo três níveis de pacotes de dados (aka Enterprise).
- O mais barato custa
US$42 mil
mensais e dá acesso a 50 milhões de tweets; - O intermediário sobe pra
US$125 mil
por 100 milhões de tweets; - E o mais caro é um xablau de nada menos do que
US$210 mil
por 200 milhões de tweets.
O Twitter não respondeu a pedidos de comentários da Wired, mas o site diz ter confirmado os valores com pesquisadores contatados.
INVIÁVEL. O valor é absurdo até para os padrões de pesquisadores nos EUA - que dirá para universidades e instituições de pesquisa no Brasil.
"Não sei se existe um acadêmico no planeta que possa pagar US$42 mil por mês para o Twitter", disse à Wired Jeremy Blackburn, da Universidade de Binghamton, em Nova York.
"É provavelmente fora de qualquer orçamento acadêmico que eu já tenha ouvido falar", disse Elissa M. Redmiles, do Max Planck Institute for Software Systems, na Alemanha.
"É uma loucura. Eu honestamente não sei quem ter orçamento para isso", disse Nir Grinberg, da Universidade Ben-Gurion em Israel.
ANTES ERA GRÁTIS. O Twitter nunca cobrou de pesquisadores (nem de pequenos desenvolvedores) por acesso a seus dados. Os três planos atuais (que serão cancelados em breve) são:
- Essential: download de 500 mil tweets por mês com limitação de busca de 7 dias, inclusive para uso comercial;
- Elevated: download de 2 milhões de tweets por mês com mesma limitação de busca, inclusive para uso comercial;
- Academic Research: download de 10 milhões de tweets sem restrição de período de busca.
A empresa adiou o encerramento dos planos atuais de sua API duas vezes este ano e ainda não se sabe exatamente quando a cobrança começará.