Uber Moto chega a Rio e São Paulo com transporte por motocicleta
Ideia do Uber Moto é ser adotado principalmente para deslocamentos mais curtos ou complementos de outros modais
A Uber Moto, modalidade da Uber para transportar passageiros de motocicleta, chegou às cidades de Rio de Janeiro e São Paulo nesta quinta-feira (5). A principal vantagem para o consumidor é o preço, pois o transporte por moto custa mais barato do que as viagens de carro (no UberX).
Segundo a empresa, motociclistas oferecerão capacete para o passageiro, que será higienizado a cada corrida. Se o usuário tiver seu próprio capacete, também poderá usá-lo.
A ideia do Uber Moto é ser adotado principalmente para deslocamentos mais curtos ou complementos de outros modais, como ir até pontos de ônibus ou rodoviárias.
O formato funciona no Brasil desde novembro de 2020, com um lançamento em Aracaju (SE). Nas cidades do interior da região Nordeste, o mototáxi é uma antiga de transporte consolidada entre o público, e a big tech aos poucos lançou um formato semelhante. Mas a empresa deixa claro que não realiza mototáxi: diz que o Uber Moto é um serviço privado previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Em maio do ano passado, a modalidade chegou a mais cidades no Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Alagoas e Piauí. Atualmente alcança cerca de 160 municípios brasileiros.
Para se cadastrar no aplicativo da Uber como Uber Moto, o motociclista precisa ter CNH definitiva com a observação "exerce atividade remunerada" (EAR).
A companhia diz realizar checagem de antecedentes dos condutores e dá a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do motociclista, além da localização no mapa em tempo real. Também oferece seguro de acidentes pessoais tanto para clientes quanto para profissionais do transporte.