Ucrânia caçou drone "invisível" da Rússia com um detalhe no interior: "Made in the USA"
Desde seu início em 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia se tornou o maior laboratório da história para tecnologia militar, especialmente no uso de drones. Enquanto a Ucrânia tem um pequeno dispositivo para detectar esses dispositivos chamado Tsukorok, a Rússia possui Parody, um tipo de drone que tenta enganar seus inimigos.
Recentemente, o exército ucraniano "caçou" um desses drones. Ao contrário dos utilizados para ataque, estes foram fabricados para servir como iscas em ofensivas aéreas russas. Também conhecidos como "drones invisíveis", tem o objetivo de enganar e saturar as defesas antiaéreas do inimigo.
"Autópsia" em um drone
Os drones Parody simulam o sinal de radar dos Shahed-136 do Irã, que a Rússia usa rotineiramente para ataques reais. Desta forma, confundem os sistemas de defesa ucranianos, para forçá-los a gastar munições e recursos em alvos falsos. São veículos pequenos e, aparentemente, baratos. O Parody representa 50% dos drones utilizados pela Rússia nos seus ataques, o que tem sido uma estratégia muito boa. É por isso que a Ucrânia capturou um para analisá-lo profundamente.
Depois de abrir o drone, a Inteligência Militar Ucraniana (HUR) informou que este continha peças de fabricação ocidental. Várias delas, como microcontroladores, antenas e transceptores, vinham de empresas localizadas principalmente nos Estados Unidos, assim como outras de fabricação europeia. É curioso porque, supõe-se, a Rússia enfrenta sanções que impedem, precisamente, a ...
Matérias relacionadas
Dentro dos submarinos da China é uma barulheira: uma nova geração promete mudar as regras do jogo