Ucrânia e Rússia copiaram a mesma estratégia para combater drones: vans com 24 armas muito especiais
A corrida armamentista em tecnologias de drones e antidrones não mostra sinais de desaceleração, muito pelo contrário
À medida que 2025 começa, a BBC fez a pergunta: é possível para a Ucrânia suportar mais um ano de guerra? A resposta certamente está ligada a outra igualmente importante: a possibilidade de arquivar a disputa por meio de um acordo entre as partes. Enquanto isso, o conflito não cessa, e tanto a Ucrânia quanto a Rússia parecem estar copiando estratégias contra drones de combate.
Buggies "vitamínicos"
Primeiro foi a Ucrânia e agora as forças russas seguiram com o desenvolvimento de buggies improvisados equipados com armas projetadas especificamente para combater drones. Essas unidades, baseadas no chassi do popular 4x4 Lada Niva, apresentam uma torre que inclui 24 armas que disparam munição semelhante a chumbinhos, juntamente com uma montagem traseira manual com seis rifles AK-12 alinhados em uma fileira.
Além disso, os veículos incluem lançadores de contramedidas térmicas, como sinalizadores, destinados a cegar a óptica dos drones inimigos, especialmente câmeras infravermelhas e de visão noturna. Como dissemos, o desenvolvimento faz parte de uma estratégia tática para enfrentar o uso massivo de drones por ambas as partes no conflito, uma solução adaptável em um ambiente de guerra tecnológica cada vez mais complexo.
Design e sistema de 24 armas
O elemento central desses veículos é o sistema de 24 armas montado em uma torre operada remotamente. Esse tipo de arma é configurada para disparar chumbinhos, cria uma ampla área de impacto que permite que os drones sejam ...
Matérias relacionadas
A Ucrânia mostrou que os drones são uma arma de primeira ordem; então o Pentágono está agindo