Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ucrânia quer acabar com a guerra e consertar o erro de desistir do arsenal nuclear

A entrada do país na OTAN é vista como o início do fim da guerra, mas há dois problemas

22 abr 2025 - 10h03
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A situação na Ucrânia não mudou praticamente desde o início da invasão russa. Todas as partes mantêm mais ou menos a mesma posição desde que o conflito começou. O problema é que já se passaram vários anos desde então, e agora a Ucrânia lembra com maior veemência uma proposta que fez desde o primeiro dia para terminar com a luta armada. O problema não está na Rússia, mas sim do lado dos aliados.

Ingressar na OTAN

Não é a primeira, nem provavelmente a última vez que isso acontece. O presidente Volodymyr Zelensky voltou a sugerir que as áreas da Ucrânia sob controle de Kiev poderiam ser colocadas sob a proteção da OTAN para parar a fase ativa da guerra. No entanto, ele enfatizou que qualquer convite para a adesão deve reconhecer toda a Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, incluindo as regiões ocupadas pela Rússia.

Essa proposta, embora hipotética, aponta para um modelo semelhante ao da Alemanha Ocidental durante a Guerra Fria, quando foi oferecida adesão a um país dividido.

Critérios sob esse cenário

Zelenskyy deixou claro que, sob esse esquema, a Ucrânia buscaria recuperar seus territórios ocupados, mas por meios diplomáticos. Embora disposto a considerar propostas internacionais, o presidente enfatizou que não aceitaria um plano que legitime o controle russo sobre qualquer parte do território ucraniano.

Segundo ele, sem a proteção da OTAN, a Ucrânia permaneceria vulnerável a novos ataques da Rússia, como ocorreu após o Memorando de Budapeste ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Se o Papa fosse mulher... A lenda medieval da Papisa Joanna

A China utilizou munição real em exercícios com três navios; o problema: fez isso em frente à costa da Austrália

Conclave à vista: após a morte de Francisco, Igreja entra em nova era e prepara escolha do próximo Papa

O buraco da Apple TV+ é imensurável: o streaming gerou um rombo bilionário nas contas da Apple

A França recebe mais turistas do que qualquer outro país. Agora, ela teve uma ideia para limitar isso: tornar os voos caríssimos

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade