Um estudo acaba de confirmar o que já suspeitávamos: o leite vegetal tem menos nutrientes que o leite de vaca
Uma pesquisa encontrou alguns componentes potencialmente nocivos, embora em quantidades que, a princípio, não representam nenhum risco
Nos últimos anos, as bebidas de origem vegetal se tornaram uma alternativa ao leite convencional. Elas deixaram de ser apenas uma opção para quem evita produtos de origem animal ou a lactose presente no leite e passaram a ser uma escolha para muitos consumidores. No entanto, a questão sobre o quanto essas alternativas são nutricionalmente equivalentes ao leite é bem diferente.
Novo estudo
Um novo estudo analisou as propriedades nutricionais de algumas alternativas vegetais ao leite (PBMA, na sigla em inglês). A equipe responsável pela pesquisa observou que certas reações químicas no processo de fabricação dessas bebidas reduzem o valor nutricional do produto final.
Que essas alternativas sejam menos nutritivas do que o leite de vaca não é exatamente uma surpresa, pois bastava comparar os valores nutricionais de ambos. O novo estudo, no entanto, explica as razões dessa diferença e sugere que a disparidade pode ser ainda maior do que se imaginava.
A reação de Maillard
A chave está na reação de Maillard. Trata-se de uma reação química que ocorre ao aquecer certos alimentos e que geralmente associamos à mudança de cor, como acontece ao torrar pão. As alterações na composição química dos alimentos causadas por essa reação também afetam o sabor e o valor nutricional do produto.
Diferentes processos
Tanto o leite convencional quanto as bebidas PBMA são alimentos processados, mas com diferenças importantes. Enquanto o leite passa por um processamento mínimo, geralmente a ...
Matérias relacionadas
Sabíamos que Yellowstone escondia um imenso vulcão, mas não o local onde iria explodir; até agora
Protoclone V1: o robô que transpira e imita movimentos humanos com 1.000 músculos artificiais
UFSC encontra cocaína na água e não é a primeira vez que o narcótico contamina seres aquáticos