Um quinto dos brasileiros tem internet ruim para vídeos; faça teste
Relatório de empresa de monitoramento mostrou que menos de 7% dos brasileiros tem experiência "excelente" na hora de ver vídeos
Cerca de um quinto dos brasileiros tem a velocidade de internet no celular abaixo do ideal para navegar de forma rápida, assistir a uma série ou ver vídeos no YouTube com alta qualidade.
É o que diz um recente levantamento da Opensignal, empresa que monitora serviços de conectividade oferecidos pelas operadoras.
A fatia de 20,7% da população tem uma velocidade de download inferior a 10 (megabits por segundo). O número está abaixo do mínimo de 15 Mbps recomenados pela Netflix para carregar vídeos em definição 4K.
Cerca de 18% dos brasileiros têm uma experiência de vídeo classificada como "pobre", segundo a Opensignal.
"Isto significa que, em média, enfrentam tempo de carregamento muito elevado, altos níveis de paralisação ou só conseguem transmitir vídeo em resoluções inferiores a 720p", diz o relatório.
O estudo também mostra que apenas 6,8% dos usuários brasileiros têm uma experiência "excelente" ao usar serviços de streaming de vídeo — ou seja são capazes de ver um vídeo em qualidade 1080p ou superior.
Veja distribuição de velocidade média de download para usuários brasileiros:
Roraima (RR), Minas Gerais (MG) e Amazonas (AM) estão entre os estados com maior percentual de usuários com velocidade média de download abaixo de 10 Mbps – 29%, 27,2% e 26% respectivamente.
O Distrito Federal (DF) tem a maior proporção de usuários de smartphones com velocidades médias de download de 100 Mbps ou mais – 3,3%
Como saber a velocidade da minha internet?
O Byte preparou um teste para que você possa descobrir a velocidade da sua internet com poucos cliques. Basta selecionar a opção abaixo para iniciar a medição do site fast.com, operado pela Netflix.