Um terço dos usuários adultos do Tiktok se informa pela plataforma
Pesquisa da Pew Research Center mostra que TikTok tem crescido como meio de se informar entre público dos EUA
O número de americanos que se informa pelo TikTok está crescendo, de acordo com uma nova pesquisa do Pew Research Center. De todos os usuários adultos da plataforma no país, um terço diz receber notícias pela rede social. Isso também corresponde a 10% de todos os adultos dos EUA.
Quando consideramos apenas os que têm menos de 30 anos, a porcentagem é de 26%. Uma outra pesquisa realizada pelo regulador britânico Ofcom de 2021/2022 sobre hábitos de consumo de notícias para adultos confirma esses dados. Segundo o levantamento, o TikTok é a fonte de informação que mais cresce.
Esse crescimento do aplicativo chinês de vídeos como uma rede de notícias é concomitante à perda de outras redes sociais nesse quesito, como o Facebook. Os adultos que consomem notícias na plataforma de Mark Zuckerberg eram um percentual de 54% em 2020, e neste ano caiu para 44%.
Casos de informação veiculada pelo TikTok
A variedade de notícias no TikTok é muito variada. Na invasão da Rússia à Ucrânia, por exemplo, muitos criadores passaram a surgir na rede, alertando sobre os conflitos armados que estavam acontecendo para todo o mundo.
O julgamento de Johnny Depp e Amber Heard foi uma outra ocasião em que todo o processo rendeu uma série de análises por parte de influenciadores da plataforma.
No Brasil, o caso do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, do jornalista Chico Felitti, que conta sobre uma moradora de uma mansão em São Paulo que escondia sua verdadeira identidade e mantinha uma empregada em situação análoga à escravidão, também viralizou bastante no TikTok.
Influenciadores chegaram a ir à casa para filmar a mulher em questão e postar na rede social, buscando investigar e descobrir mais informações do caso.
A disseminação de notícias via TikTok é feita de maneira muito rápida e normalmente por pessoas que não são jornalistas. Essa característica acende o alerta para que as informações sempre sejam verificadas. De acordo com a revista alemã Der Spiegel, o algoritmo do aplicativo favorece vídeos falsos que são frequentemente vistos milhões de vezes, o que também pede atenção.
Em junho deste ano, um executivo do Google já havia afirmado ainda que o TikTok estava ultrapassando a ferramenta de busca, especialmente entre os usuários mais jovens.