Uma atualização do Google Earth mostrou que a China possui uma nova base naval com seis submarinos nucleares
A revelação indica um novo nível de sofisticação na estratégia de dissuasão nuclear chinesa
Nos últimos meses, imagens de satélite revelaram algumas das últimas construções com foco militar da China. Em outubro de 2024, foi descoberto um novo ponto de lançamento de mísseis em uma ilha estratégica. Em novembro, surgiu um misterioso barco cujas dimensões deixavam poucas dúvidas sobre seu alcance e, há algumas semanas, foi descoberto o maior centro militar do planeta. A última novidade: uma base com seis surpresas.
Uma base oculta
O ocorrido foi possível graças a uma atualização das imagens de satélite no Google Earth. O analista naval Alex Luck encontrou algo que não estava presente anteriormente: a presença de pelo menos seis submarinos nucleares na Primeira Base de Submarinos de Qingdao, na província de Shandong, China.
Localizada em um ponto estratégico com acesso direto ao Mar Amarelo, ao Mar da China Oriental e ao Mar do Japão, essa base tem sido, há anos, uma instalação de alta sensibilidade militar, mas agora pode ser observada com relativa clareza por meio de serviços públicos de mapeamento digital. Em outras palavras, a existência ativa de uma base secreta de submarinos nucleares onde, segundo o analista, vários submarinos nucleares atracados foram identificados, uma revelação que confirma não apenas a expansão constante da frota submarina chinesa, mas também sua crescente aposta em reforçar a dissuasão estratégica por meio do poder naval.
Os submarinos
As imagens do espaço mostram pelo menos seis submarinos nucleares atracados, incluindo dois da classe ...
Matérias relacionadas
Gráfico dos países com mais energia eólica instalada no mundo; categoria tende a crescer no Brasil