Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Umidificador de ar: entenda por que ele é essencial no tempo seco

Em regiões ou períodos secos, o aparelho repõe a umidade do ar liberando vapor d'água, o que pode proporcionar alívio para irritações

20 set 2023 - 12h54
(atualizado em 23/9/2023 às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja dicas de uso do umidificador
Veja dicas de uso do umidificador
Foto: Rawpixel/Freepik

Quando as temperaturas sobem nas cidades brasileiras e o ar seco prevalece, muitas pessoas buscam alternativas para garantir um ambiente mais confortável em casa ou no trabalho. A boa notícia é que diversas tecnologias podem nos ajudar neste processo, sendo uma delas o umidificador de ar. Mas, o que exatamente ele faz?

O principal objetivo do umidificador é, como o nome diz, umidificar o ambiente. Em regiões ou períodos secos, o aparelho repõe a umidade do ar, liberando vapor d'água, o que pode proporcionar alívio para irritações comuns, como olhos secos, pele ressecada e desconforto nas vias respiratórias.

Ao aumentar a umidade do ambiente, o umidificador pode também trazer uma sensação de frescor. Entretanto, o aparelho mais indicado para regular de verdade a temperatura local é o ar-condicionado. O uso simultâneo dos dois aparelhos pode ser uma boa pedida, já que, ao gelar o ambiente, é comum que o ar-condicionado também o deixe com o ar seco.

Como melhorar seu apartamento alugado com tecnologia sem precisar de reforma Como melhorar seu apartamento alugado com tecnologia sem precisar de reforma

A baixa umidade do ar pode ser prejudicial à saúde, exacerbando problemas respiratórios, causando desidratação e irritando a pele e os olhos. Ao utilizar um umidificador, pode-se aliviar esses sintomas, criando um ambiente mais saudável e agradável.

Mas atenção: não é interessante tornar o ar úmido demais. Assim, a cautela no uso é essencial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é manter a umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Valores acima disso podem favorecer o surgimento de mofo e ácaros.

Você pode recorrer a sites e aplicativos de celular para saber a umidade do ar em uma determinada localização e utilizar um timer do próprio aparelho umidificador para evitar exageros.

Ao optar por um umidificador, também é essencial garantir que o aparelho esteja sempre limpo para evitar uma piora na situação. Se estiver sujo, junto com a água, ele poderá jogar mofo, bactérias e até poeira pelos ares.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade