Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Usa wi-fi público? Fique atento aos possíveis golpes

Criminosos virtuais costumam espionar redes wi-fi públicas e interceptar os dados transferidos pelo link, dizem especialistas

22 jul 2024 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários
Desative funções como Bluetooth e Wi-Fi quando não estiverem em uso (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Desative funções como Bluetooth e Wi-Fi quando não estiverem em uso (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Foto: Canaltech

O serviço de wi-fi público em pontos da cidade, como praças, museus, terminais de ônibus e escolas, é um benefício que todo cidadão gostaria. O Brasil ainda caminha para disponibilizar wi-fi gratuito em ambientes públicos, no entanto, quem já tem acesso ao serviço, deve ficar atento aos riscos. 

Uma rede aberta abre precedentes para a aplicação de golpes, invasão de privacidade e vulnerabilidade do seu sistema. Então, cada vez que você puder se conectar a uma rede sem a necessidade de inserir uma senha, deve-se ficar atento a algumas dicas de segurança

A empresa de cibersegurança Kaspersky cita, em um artigo publicado em seu site, que 70% dos proprietários de tablets e 53% dos proprietários de smartphones/celulares afirmaram usar pontos de acesso de Wi-Fi públicos. 

Com isso, a empresa divulgou um alerta:"os criminosos virtuais costumam espionar redes Wi-Fi públicas e interceptar os dados transferidos pelo link. Dessa forma, o criminoso consegue acessar as credenciais bancárias, senhas de contas e outras informações valiosas dos usuários". 

Como se prevenir dos golpes? 

Uma conexão Wi-Fi pública é basicamente desprotegida, explica a Kaspersky, que cita dicas de segurança que os usuários devem seguir ao usar uma rede aberta. 

Desconfie de todos os links no Wi-Fi

Não presuma que o link do Wi-Fi é legítimo. Pode ser um link falso, configurado por um criminoso virtual que tenta capturar informações pessoais valiosas de usuários mais desatentos. Questione tudo e não se conecte a pontos de acesso sem fio desconhecidos ou não reconhecidos.

Verifique se a conexão sem fio é legítima

Alguns links falsos, configurados por usuários maliciosos, levam um nome de conexão deliberadamente semelhante ao do café, hotel ou local que oferece o Wi-Fi gratuito. Se você conversar com um funcionário do local que oferece a conexão Wi-Fi pública, peça informações sobre o ponto de acesso Wi-Fi legítimo, como nome e endereço IP da conexão.

Use uma VPN (rede virtual privada)

Quando você usa uma VPN para se conectar a uma rede Wi-Fi pública, na verdade está usando um "túnel particular" que criptografa todos os dados que passam pela rede. Isso ajuda a evitar que criminosos virtuais, que ficam de tocaia na rede, interceptem seus dados.

Evite usar sites de tipos específicos

É sempre bom evitar se conectar a sites pelos quais os criminosos virtuais consigam capturar sua identidade, senhas ou informações pessoais, como redes sociais, serviços de banco on-line ou sites que armazenam informações de cartões de crédito.

Pense em usar seu celular

Se for necessário acessar sites que armazenam ou exigem informações sigilosas, incluindo redes sociais, sites de compras on-line e bancos on-line, vale a pena acessá-los pela rede do seu celular, e não pela conexão Wi-Fi pública.

Proteja seu dispositivo contra ataques virtuais

Garanta a proteção de todos os seus dispositivos com uma rigorosa solução de segurança e antimalware e mantenha-a sempre atualizada.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade