Usuários começaram a seguir Trump automaticamente nas redes sociais, mas situação não é erro; entenda
Alguns usuários chegaram a acusar a Meta, dona do Facebook e Instagram, de forçá-los a seguir Trump e seu vice, JD Vance
Usuários começaram a seguir automaticamente o perfil de Trump e JD Vance, mas a situação não é um erro da Meta. As contas são geridas pela Casa Branca e mudam de acordo com seu ocupante.
Desde a posse do Republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, começaram a surgir relatos nas redes de sociais de usuários que teriam começado a seguir automaticamente o perfil do novo mandatário no Facebook e no Instagram. Alguns chegaram a acusar a Meta, dona dessas plataformas, de forçarem seus usuários a seguirem Trump e seu vice, JD Vance. A situação, porém, não é um erro e não tem dedo da Meta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um breve comunicado, Andy Stone, porta-voz da Meta, explicou que as contas as quais os usuários se referem são geridas pela Casa Branca e mudam assim que seu ocupante muda. Ou seja, antes o perfil representava o Democrata Joe Biden, e agora representa Donald Trump, com os mesmos seguidores de antes sendo preservados.
Vale ressaltar que essa não é a conta original de Trump, que tem mais de 31,1 mil seguidores em seu perfil cujo @ é realdonaldtrump. Já essa outra conta monitorada pela Casa Branca tem o @ de potus, cuja sigla significa "president of the United States" (presidente dos Estados Unidos), e tem 19,2 milhões de seguidores.
O mesmo acontece com a conta do vice-presidente JD Vance, que pode ser encontrada buscando apenas por "vp". No caso do vice de Trump, seu perfil mantido pela Casa Branca tem muito mais seguidores que sua conta original: 16,7 milhões de seguidores contra 1,3 milhões de seguidores.
As publicações dos mandatários anteriores, porém, não se perdem. Com a mudança, a Casa Branca migra tudo o que foi postado para um perfil de arquivo. No caso de Biden, essa conta se chama "potus46archive" e tem 18,7 milhões de seguidores.