Usuários reagem a iminente queda do X após determinação de suspensão no Brasil
Decisão dividiu opiniões entre os perfis na rede social
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta sexta-feira, 30, a suspensão do X - antigo Twitter - no Brasil. Com a iminente queda da rede social, os usuários relembraram momentos, sugeriram outras alternativas e lamentaram a decisão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No topo dos assuntos mais comentados estava a rede social Bluesky, uma das alternativas para os usuários seguirem conectados. Com a menção à plataforma, alguns recordaram de outros aplicativos que tentaram fazer frente ao X, como o Koo e o Threads.
Os nomes do ministro Alexandre de Moraes e de Elon Musk, dono da rede social, também apareciam nos assuntos do momento. Nestes casos, os perfis se dividiam entre críticas e defesas aos dois.
O termo VPN foi bastante usado no momento de incerteza na rede social. Isso porque a decisão de Moraes informou que quem burlar o bloqueio ao X, seja pessoa física ou jurídica, receberá multa diária de R$ 50 mil. Uma das maneiras de fazer isso seria justamente com VPNs [espécies de redes privadas virtuais] para se conectar à rede social a partir de acessos externos.
"Adeus Twitter", "Derrubaram o X" e "Adeus X" também estavam entre os principais assuntos, principalmente com usuários fazendo espécies de despedidas e relembrando os momentos na rede social.