Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Usuários relatam que algoritmo do TikTok pode tirar jovens LGBTQIA+ do armário

A causa é o sistema de recomendação de contatos em comum. Tiktokers relatam que suas contas continuaram sendo expostas mesmo depois de ajustar as configurações de privacidade

18 jan 2023 - 08h40
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira (17.jan), o Beto Carvalho viralizou no Twitter com um post que inclui dois prints. O primeiro, com um comentário que seu sobrinho, uma criança, deixou em um TikTok seu. Já o segundo mostra um quadro desse vídeo, em que o Beto está maquiado, com unhas compridas e de saia.

Foto: Núcleo Jornalismo
Reprodução
Reprodução
Foto: Núcleo Jornalismo
Reprodução
Reprodução
Foto: Núcleo Jornalismo

Apesar do ar descontraído tanto do tweet quando de muitas das respostas a ele, outra usuária, a Maxine, aproveitou a oportunidade para falar sobre casos em que o sistema de recomendação de contatos em comum no TikTok acabou tirando do armário involuntariamente pessoas LGBTQIA+.

Aconteceu, por exemplo, com a @ji_apark.

Em algumas respostas ao tweet da Maxine, pessoas disseram ter tornado suas contas privadas no TikTok para evitar que isso acontecesse.

Mas, de acordo com outros relatos, o TikTok segue recomendando sua conta para outros usuários mesmo depois de você ajustar as configurações de privacidade para que isso não aconteça.

O Núcleo entrou em contato com o TikTok questionando-o sobre o assunto. Perguntamos se a empresa reconhece o problema, se tem alguma recomendação de segurança para evitá-lo e se está desenvolvendo algum tipo de solução para impedir que isso aconteça. Este post será atualizado se houver uma resposta.

Núcleo Jornalismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade