PUBLICIDADE

Vacina bivalente contra covid-19 chega para grupos prioritários

A nova aposta para aumentar os níveis de proteção contra a covid-19 é a vacina bivalente da Pfizer, que atualmente já está disponível para grupos prioritários

20 mar 2023 - 17h33
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A nova aposta para aumentar os níveis de proteção contra a covid-19 e evitar futuras ondas de casos da doença é vacina bivalente da Pfizer. Segundo anúncio do próprio Ministério da Saúde, o imunizante passa a ficar disponível nesta segunda (20) para os grupos prioritários.

A aplicação do imunizante integra o Movimento Nacional pela Vacinação, e contempla inicialmente os idosos com mais de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

No entanto, podem se vacinar contra a covid-19 com a quinta dose bivalente os idosos de 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacina também está disponível para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos dentro dos grupos prioritários. Em abril, as doses serão liberadas para os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e funcionários de hospitais.

Vacina bivalente contra covid-19

Foto: FabrikaPhoto/Envato / Canaltech

Diferente dos imunizantes anteriores monovalentes, a fórmula da Pfizer protege contra o vírus original (descoberto em Wuhan) e contra as cepas descendentes da variante Ômicron. Porém, as vacinas bivalentes são somente aplicadas como doses de reforço, ou seja, após as duas vacinas do esquema primário ou o imunizante de dose única (Janssen).

Fonte: Agência Brasil

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade