Valor de mercado da Nvidia despenca recorde de US$279 bi
As ações da Nvidia despencaram 9,5% na terça-feira, no maior declínio em um único dia no valor de mercado de uma empresa dos Estados Unidos, pressionadas por realização de lucros por investidores que diminuíram otimismo em relação à inteligência artificial.
A Nvidia perdeu 279 bilhões de dólares em valor de mercado na sessão e o índice de ações relacionadas a chips PHLX despencou 7,75%, sua maior queda em um dia desde 2020.
O mais recente nervosismo em relação à IA ocorre depois que a Nvidia, na última quarta-feira, apresentou uma previsão trimestral que não atendeu às elevadas expectativas dos investidores que impulsionaram uma alta vertiginosa em suas ações.
"Uma quantidade tão grande de dinheiro foi destinada à tecnologia e aos semicondutores nos últimos 12 meses que os negócios estão estão completamente distorcidos", disse Todd Sohn, estrategista de ETF da Strategas Securities.
As ações da Intel caíram quase 9% depois que a Reuters publicou que o presidente-executivo da companhia, Pat Gelsinger, e os principais executivos da empresa devem apresentar um plano de cortes de custos e renovar investimentos.
As preocupações com a lentidão dos retornos dos altos investimentos em IA têm atormentado as empresas mais valiosas de Wall Street nas últimas semanas, com as ações da Microsoft e da Alphabet sendo negociadas em baixa após a publicação de resultados de segundo trimestre em julho.
"Algumas pesquisas recentes questionaram se as receitas provenientes da IA, por si só, acabarão justificando essa onda de investimentos com ela. Ao avaliar o investimento de IA por empresas individuais, os investidores devem considerar se elas estão fazendo o melhor uso de seus recursos", escreveram estrategistas da BlackRock em relatório na terça-feira.
No final de julho, o valor de mercado da Nvidia era quase três vezes maior em relação o final de 2023. As perdas recentes no valor da ação reduziram a valorização acumulada neste ano para 118%.
A perda recorde da Nvidia na véspera superou a desvalorização de 232 bilhões de dólares sofrida pela Meta em 3 de fevereiro de 2022, quando a empresa de mídia social emitiu uma previsão de desempenho desanimadora, de acordo com dados da Lseg.
Após o relatório trimestral da Nvidia na semana passada, a estimativa média dos analistas para o lucro líquido anual até janeiro de 2025 subiu para 70,35 bilhões de dólares, de cerca de 68 bilhões antes da publicação dos números.
Esse aumento nas estimativas, combinado com as perdas de ações da Nvidia, faz com que a fabricante de chips seja negociada agora a 34 vezes o lucros esperado, abaixo do múltiplo de mais de 40 em junho e em linha com a média de dois anos.