Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Variante genética está relacionada à obesidade

Variante genética que desativa o gene SMIM1 pode tornar uma pessoa mais suscetível ou não à obesidade. Descoberta pode ajudar em futuro tratamento

25 jun 2024 - 21h54
(atualizado em 26/6/2024 às 02h30)

O que leva uma pessoa a ter obesidade? Segundo um novo estudo publicado na revista Med, uma variante genética pode ter um papel importante, e tornar um indivíduo mais predisposto ao excesso de peso. Tudo isso porque a variante é responsável por desativar um gene chamado SMIM1.

Foto: Freepik / Canaltech

Neste ano, a OMS confirmou 1 bilhão de pessoas com obesidade no mundo. Enquanto a obesidade duplicou desde 1990, o sobrepeso alcança 43% dos adultos, levantando preocupação entre os profissionais da área da saúde.

Os pesquisadores da University of Exeter (Inglaterra) perceberam que as pessoas com essa variante genética têm maior peso corporal porque gastam menos energia quando estão em repouso.

O estudo nos diz que o SMIM1 codifica um grupo sanguíneo específico, conhecido como Vel — e de acordo com os pesquisadores, uma em cada 5 mil pessoas não possui ambas as cópias do gene, o que gera maior probabilidade de ter excesso de peso.

O estudo também descobriu que pessoas sem ambas as cópias do gene apresentam níveis elevados de gordura no sangue, sinais de disfunção do tecido adiposo, aumento das enzimas hepáticas e até mesmo níveis mais baixos de hormônios da tireoide.

Genética e obesidade

Os pesquisadores afirmam que a obesidade se deve a um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético e uma interação complexa de estilo de vida, fatores ambientais e genéticos.

"Numa pequena minoria de pessoas, a obesidade é causada por variantes genéticas. Quando for esse o caso, às vezes podem ser encontrados novos tratamentos para beneficiar essas pessoas, e agora esperamos realizar um ensaio clínico para descobrir se um medicamento amplamente disponível para suplementação da tireoide pode ser benéfico no tratamento da obesidade em pessoas que não possuem  SMIM1", diz a equipe.

A descoberta motiva o grupo a pesquisar a fundo sobre a causa genética da obesidade, a fim de selecionar o tratamento mais adequado e eficaz.

Variante genética pode tornar alguém mais suscetível à obesidade (Imagem: Freepik)

No estudo, a equipe analisou a genética de quase 500 mil pessoas e identificou 104 com a variante que leva à perda da função do gene SMIM1. A variante teve impacto no peso, equivalendo a uma média extra de 4,6 kg nas mulheres e 2,4 kg nos homens.

Agora, a ideia é ver como esse novo conhecimento pode ser traduzido em soluções práticas para pessoas com essa composição genética.

As descobertas podem calhar, já que a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) é que 51% da população mundial vai estar acima do peso em 2035. Assim, a luta contra obesidade se faz mais necessária que nunca.

Fonte: Med