Vazaram dados sensíveis de 800 mil carros elétricos da Volkswagen: das casas à rotina de seus proprietários
O Chaos Computer Club assegura que a Cariad já resolveu o problema. Os dados coletados mostravam quando, onde e como cada veículo era utilizado. A margem de erro no posicionamento dos carros da Volkswagen era de apenas 10 centímetros.
É como deixar um chaveiro enorme debaixo de um capacho muito pequeno
Com essas palavras, Linus Neumann, porta-voz do Chaos Computer Club e colaborador do Bundestag alemão como especialista em segurança cibernética, tentou explicar o que representou a enorme filtragem de dados pessoais de cerca de 800.000 veículos elétricos da Volkswagen.
Um buraco de 800.000 veículos
A informação foi publicada pelo Chaos Computer Club (CCC) e pelo jornal alemão Spiegel. Em ambos os casos, uma pessoa anônima entrou em contato com eles para alertá-los de que o software da Volkswagen, assinado pela Cariad, apresentava uma vulnerabilidade que expôs os dados pessoais de mais de 800.000 veículos.
Concretamente, os dados filtrados expuseram o posicionamento GPS dos motoristas, o que permitiu rastrear facilmente os movimentos de todos e cada um dos carros. O problema, afirmam no CCC, já foi resolvido.
O que foi revelado?
O Spiegel aponta que com os dados fornecidos pela empresa, que estavam acessíveis a qualquer pessoa sem a necessidade de "grandes conhecimentos de informática", era possível saber onde cada carro esteve, a que horas e quanto tempo ele ficou parado.
Afirma-se que nos modelos de Audi e Skoda afetados, o posicionamento tinha uma margem de erro de 10 quilômetros, mas nos carros da Volkswagen, a margem de erro era de apenas 10 centímetros.
Além disso, foram coletadas e exibidas informações sobre o estado da bateria a cada partida e desligamento, ou se o carro havia passado pelas ...
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