Veja 5 dicas para usar fones sem prejudicar a audição
Com o crescimento do mercado de smartphones e de aparelhos sonoros, o perigo da surdez aumenta
A perda de audição está se tornando um problema para países com média de salários média e alta. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos usam aparelhos sonoros em “volumes inseguros”, criando um risco permanente de perder a audição.
Com o crescimento do mercado de smartphones e de aparelhos sonoros, o perigo da surdez aumenta. Hoje, aproximadamente 360 milhões de pessoas no mundo já demonstraram algum sintoma, e tem perda da audição, de moderada a profunda, algo referente a 5% da população mundial.
Veja algumas dicas de como evitar a doença:
Headphones e fones de ouvido
Os smartphones devem caber corretamente e de modo confortável ao ouvido. É importante testar alguns modelos antes de começar a usar. Uma boa opção de fones de ouvido são os earbuds (com ponta). Quando o assunto é headphone, o ideal é que seja um modelo que cubra o ouvido e bloqueie completamente o som.
Descanso aos ouvidos
A OMS indica que as pessoas não devem ficar expostas a 80 decibéis por mais de 60 minutos. Esse volume é equivalente ao som de um trânsito . O ideal é que a pessoa escute apenas uma hora por dia de música.
Abaixe o som do smartphone
Desde 2013, os smartphones da Europa colocaram um limite sobre o alto volume, quando arrisca passar de 85 decibéis. Já os smartphones dos Estados Unidos e Brasil possuem apenas com alerta sobre quando a pessoa excede os volumes.
Use protetores de ouvido
Mesmo quando a pessoa não está ouvindo música, ela está exposta ao som. O ideal é usar protetores de ouvido para evitar uma longa exposição a poluição sonora. Mas lembre-se, nunca coloque o protetor profundamente no ouvido, isso pode causar problemas de saúde.
Faça testes de audição
Sentiu zunidos ou perdas de audição repentinas (mesmo por curtos períodos), faça exames periódicos. Para adultos, o ideal é fazê-lo a cada 5 ou 10 anos.
Comparativo de celulares: iPhone6, 5s, Galaxy S5, Moto X e outros