Veja celebridades que se afastaram das redes sociais e fãs na internet
Famosos como Timothée Chalamet e Luísa Sonza têm feito críticas à dinâmica das redes sociais e a lógica dos "haters"
As redes sociais já podem ser um ambiente bem hostil para as pessoas comuns, com ataques pessoais no Twitter ou destruição da autoestima no Instagram. Para os famosos, que têm uma visibilidade muito maior, as coisas podem ser mais complicadas. Foi sobre o que desabafou Timothée Chalamet, astro de “Me Chame Pelo Seu Nome” (2017) e "Não Olhe Para Cima" (2021), no Festival de Cinema de Veneza.
O ator, hoje com 26 anos, comentou que não é tão fã das redes sociais porque se sente “intensamente julgado” nessas plataformas. “Ser jovem atualmente, ou numa outra época - mas eu sou posso falar pela minha geração - é ser intensamente julgado”.
Ele também disse que não consegue imaginar o que é crescer sem ser atacado nas redes, e que, em seu novo filme, “Bones & All”, vivido nos anos 80, ficou feliz por dar a vida a um personagem que lida com um dilema interno sem precisar ir ao Reddit, Twitter, Instagram ou Tik Tok para ver onde se enquadra.
Tom Holland
Mas Chalamet não foi o único famoso que reclamou sobre a dinâmica das plataformas digitais. No último mês de agosto, o também ator Tom Holland, estrela de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, anunciou que daria uma pausa no uso das redes sociais para se dedicar à sua saúde mental.
Em um vídeo postado por ele no Instagram, o ator disse: “Dei uma pausa nas redes sociais para minha saúde mental, porque acho o Instagram e o Twitter superestimulantes esmagadores. Eu sou pego e fico em espiral quando leio coisas sobre mim online. E, em última análise, é muito prejudicial para o meu estado mental”, comentou Holland.
Ele vinha sendo bastante criticado por sua aparência para o personagem Danny Sullivan, em "The Crowded Room", da Apple TV.
Luísa Sonza
Em 2021, a cantora brasileira Luísa Sonza também passou um tempo longe das redes, logo após a morte do filho de Whindersson Nunes, seu ex-parceiro, com Maria Lina.
As pessoas costumavam atacar Sonza com alegações sobre uma suposta traição ao humorista, que nunca se confirmou, e as críticas – e ameaças – aumentaram com a morte do bebê, que nasceu prematuro. Quando voltou às redes sociais, a cantora disse que bastava voltar para lembrar que esse é um “mundo paralelo”.
Daisy Ridley
A atriz Daisy Ridley, conhecida pela sua atuação em “Star Wars”, é outro exemplo de alguém que, desde 2016, não possuía mais redes sociais. Agora, em 2022, depois de 6 anos off, a atriz voltou. Na época que decidiu sair, Ridley tinha mais de 2 milhões de seguidores e dizia se sentir pressionada para postar conteúdos em suas páginas.
Muitos fãs, à época, acreditavam que ela tinha decidido sair para não receber mais críticas e assédios de fãs mais conservadores, mas a atriz revelou que também nunca gostou tanto das plataformas. Em entrevista ao DragCast, em 2020, ela comentou: “as pessoas precisam estar mais conectadas e acho que as pessoas pensam que estão mais conectadas em seus telefones, mas eu não acredito nisso”.
Zendaya
A atriz estrela de "Euphoria", da HBO, "Duna" e "Homem-Aranha", Zendaya Colemam, também já contou em 2021 que evita as redes sociais: "me deixa ansiosa", explica a atriz. Segundo ela, estar sempre online e absorvendo contéudo das redes também a faz pensar demais. "Meus fãs querem que eu seja feliz e exista além da mídia social", comentou em entrevista para a People.
Ela também aconselha aos que estão pensando em dar um tempo: "Leve o tempo que precisar e não se compare a ninguém".
Lorde
A cantora Lorde também se manteve longe das redes enquanto divulgava mais uma de suas músicas, no ano passado. Em entrevista para o The Zane Lowe Show, ela disse: “Cheguei à conclusão de que eu estava sempre pensando em uma legenda engraçadinha de Instagram ou em fazer uma foto que me fizesse parecer descolada na esperança de poder conseguir uma certa quantidade de likes”.
Lorde também explicou que não sabia se queria ser "uma garota do Tik Tok" ou "uma garota dos Stories do Instagram" e era como se estivesse numa encruzilhada. “Eu fiquei me perguntando: ‘Você quer continuar sendo jovem? Ou quer fazer uma transição e ficar parecendo uma adulta aos 24?’", argumentou.
Na época da entrevista, Lorde afirmou que fazia muito bem a ela estar longe das redes e que esperava construir um outro tipo de relação com os fãs.