Veja como funcionam "óculos tecnológicos" que leem textos para cegos
Chamado de Orcam MyEye, aparelho usa inteligência artificial para converter textos em áudios
Discreto e leve, o Orcam MyEye é um aparelho acoplado aos óculos que transforma textos em áudios, permitindo que deficientes visuais possam ler. Ele usa uma tecnologia de inteligência artificial para converter textos de maneira instantânea, seja de um livro, tela de um celular ou de outra superfície.
O aparelho usa um sensor ótico avançado, que captura uma imagem e comunica as informações por um pequeno alto-falante localizado próximo ao ouvido. O Orcam MyEye é versátil e pode ser colocado na armação dos óculos: basta encaixá-lo em uma das laterais.
Segundo a empresa, ele serve para todos os tipos de problemas oculares e níveis de perda de visão, melhorando a autonomia dessas pessoas. É necessário, no entanto, que o cliente tenha controle sobre os movimentos da sua cabeça e das mãos. Mas o aparelho não recupera ou melhora a visão de uma pessoa, apenas traz mais independência para suas ações.
Características do Orcam MyEye
O aparelho é extremamente leve e pesa 22 gramas, não tem fios e tem aproximadamente o tamanho de um dedo. Sua câmera tem 13 megapixels e a bateria suporta 320 mAH de carga, durando cerca de uma hora e meia a duas horas quando o uso é ativo.
Um grande destaque é que o Orcam MyEye não precisa de internet para funcionar, o que permite seu uso em qualquer lugar longe do sinal de Wi-Fi, 4G ou 5G. Ele se baseia no gesto de apontar o dedo ou direcionar o olhar para algo.
O aparelho está disponível em inglês, espanhol, alemão, italiano, holandês, francês, hebraico, dinamarquês, polaco, norueguês, romeno, português, finlandês, sueco, checo, turco, húngaro, russo, búlgaro, mandarim, japonês e coreano. O idioma instalado no produto depende da região em que ele é comprado. No Brasil, ele é capaz de ler textos em português, espanhol e inglês.
Recursos do aparelho
A Orcam foi fundada em 2010 em Israel por Amnon Shashua e Ziv Aviram e tem como missão aproveitar o poder da visão artificial. Dessa forma, a empresa usa tecnologia para melhorar a qualidade de vida de pessoas cegas, com baixa visão ou portadoras de outras dificuldades de leitura.
Além de ler textos, o Orcam MyEye ajuda a reconhecer rostos, identificar produtos, cores, notas de dinheiro e fazer outros tipos de reconhecimento visual. De acordo com a empresa, atualmente o aparelho é usado por milhares de pessoas, com faixa etária que vai dos seis aos 100 anos de idade, em mais de 40 países.
A primeira versão do aparelho foi lançada em 2015. A mais recente, chamada de Orcam MyEye 2.0, chegou ao mercado em 2017. O primeiro produto, mais básico, é capaz de fazer leitura de textos, reconhecimento de rostos, identificação de produtos, notas de dinheiro, códigos de barras e cores. A versão mais recente contém todos os recursos da anterior e novas funções de leitura inteligente e orientação.
Com a leitura inteligente, a pessoa pode pedir para que o aparelho leia determinada parte de um texto. “Leia as manchetes”, “Leia as quantias” ou “Comece por” uma seção específica são algumas alternativas que esse recurso proporciona.
Para ajudar na mobilidade e na identificação, a função de orientação identifica os objetos que estão ao redor, como portas, cadeiras e muito mais. A tecnologia permite simplesmente perguntar "O que está na minha frente?", facilitando a interação com o mundo.
Mais tecnologia
A empresa também conta com outro produto com função semelhante, o Orcam Read. A diferença é que ele é portátil e mais voltado especificamente para pessoas portadoras de deficiência visual leve ou que apresentam dificuldades de leitura, como dislexia e fadiga. Esse aparelho possui 44 gramas, o dobro do peso do Orcam MyEye. Sua bateria, porém, tem vida útil de quatro horas em uso ativo.
O eletrônico têm uma câmera inteligente que lê textos sem falhas em qualquer superfície impressa ou digital, como jornais, livros, placas, rótulos e muito mais. Entre suas funcionalidades destacam-se a captura da página inteira e leitura de uma só vez; luzes LED para ajudar na leitura em ambientes com pouca iluminação; e possibilidade de ouvir instantaneamente graças ao alto-falante ou por um aparelho Bluetooth conectado.
Embora a tecnologia da marca possa contribuir para a independência das pessoas cegas ou com algum problema de visão, o custo para ter os óculos é bastante alto e infelizmente pouco acessível para o grande público. De acordo com o site da Orcam, os produtos fabricados pela empresa custam a partir de 1800 euros, aproximadamente R$ 9.500.