Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja dicas da ciência para beber sem passar mal no Ano Novo

Se sabemos o que causa a ressaca, podemos tomar algumas atitudes para evitar que a sua saúde fique presa em 2022

31 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Alterne os goles com comida e beba devagar para evitar ressaca (Imagem: Blake Wisz/Unsplash)
Alterne os goles com comida e beba devagar para evitar ressaca (Imagem: Blake Wisz/Unsplash)
Foto: Canaltech

Se você está lendo este texto antes da sua festança de Réveillon, leia as próximas linhas com atenção. A festa da virada de Ano Novo com familiares ou amigos pode vir acompanhada daquela dose a mais de bebida. E, como somos hoje o resultado daquilo que fizemos ontem, a ressaca vem cobrar a conta.

Não é só dor de cabeça: enjoo, a sede e a falta de vontade de levantar da cama.... o nosso corpo faz de tudo para eliminar o álcool do organismo que, para ele, é tóxico. Mas consultamos a ciência e trouxemos para você algumas dicas de como brindar, celebrar e não ficar largado no sofá no dia seguinte.

O que é a ressaca?

O excesso de álcool no organismo provoca algumas reações parecidas com uma intoxicação. A primeira é a desidratação. O nosso fígado começa a trabalhar sobrecarregado para tentar eliminar o excesso de álcool do sangue. Um outro efeito também é a queda dos níveis de açúcar - ou hipoglicemia. Essa condição altera o nosso sistema nervoso.

Em média, o corpo de um homem de 70 quilos consegue eliminar por hora 15 gramas (20 ml) de álcool. Isso corresponde a um copo (340 ml) de cerveja, uma taça (170 ml) de vinho ou uma dose (45 ml) de destilado. Tudo o que for consumido além disso fica circulando pelo nosso sangue em forma de álcool e acetaldeído até conseguir ser metabolizado. É aí que sofremos.

Depois de todo esforço do nosso corpo para eliminar o álcool que ingerimos a mais, nos sentimos enjoados, com dor de cabeça e ficamos indispostos. 

Ciência contra a ressaca

Podem ser os mesmos conselhos dados pelos nossos avós, mas a medicina e a ciência confirmam essas dicas que vamos passar para você. Confira:

  • Evite beber de estômago vazio. Coma alguma coisa. A absorção do álcool pelo organismo será mais lenta;
  • Beba devagar. O nosso organismo consegue absorver, em média, uma dose de bebida por hora. Aprecie a sua bebida aos poucos em vez de bebê-la tudo de uma vez;
  • Beba muita água. Intercale um copo d’água entre as suas bebidas. Aquela história de que cerveja hidrata é furada. O álcool causa desidratação e precisamos repor esse líquido;
  • Fique atento ao teor alcoólico da sua bebida. Destilados costumam ter teor acima dos 35%. Vinhos, entre 10% e 15% - incluindo o espumante da virada. Cerveja, perto de 5%. 
  • Quebre a sua dieta e faça um lanche antes de dormir. Comer alguma coisa antes de ir para a cama pode ajudar a dar energia para o seu corpo metabolizar o álcool. Inclusive um doce nessa hora ajuda - a falta de glicose no sangue é uma das causas da ressaca.
  • E o mais importante: saiba beber com responsabilidade. Divirta-se, mas conheça os seus limites e os limites de quem está junto com você. 
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade