Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja diferenças entre WhatsApp e Telegram na privacidade e segurança

Conheça algumas particularidades na segurança dos dois aplicativos de mensagens mais usados no Brasil

28 dez 2022 - 19h01
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Vale comparar as diferenças na segurança oferecida pelos aplicativos de mensagens
Vale comparar as diferenças na segurança oferecida pelos aplicativos de mensagens
Foto: Freepik

Os aplicativos de mensagens são usados para diversos fins: bate-papo, negócios, compartilhamento de fotos e transferência de documentos. Algumas características do Telegram e do WhatsApp permitem comparar vantagens e desvantagens em relação à segurança.

É importante deixar claro que ambos possuem pontos positivos e negativos neste quesito, e vale dizer que esses pontos dependem até mesmo do ponto de vista de cada usuário. 

Diferenças básicas

As diferenças fundamentais ficam por conta da criptografia, do modo de adição de usuários aos contatos e dos recursos de acesso. 

Quanto à criptografia, o WhatsApp leva vantagem em relação ao Telegram porque conta com proteção ponta a ponta. No caso do rival menos popular, essa ferramenta só é possível no caso de o usuário optar pelos chats secretos do aplicativo.

Essa escolha sobre a criptografia foi adotada pelo Telegram para possibilitar o acesso às mensagens em múltiplos aparelhos simultaneamente, o que pode configurar um benefício de comodidade para muita gente.

Por sua vez, os chats secretos são úteis para partilhar dados e arquivos sensíveis e permitem a autodestruição após a visualização (o que não se tem no WhatsApp).

No chat secreto as conversas permanecem armazenadas apenas nos celulares e tablets em que foram efetuadas.

Propostas e objetivos

É bom lembrar que o WhatsApp e o Telegram foram criados com objetivos diferentes. O primeiro tem origem no Facebook/Meta, enquanto o segundo surgiu para assegurar a privacidade dos usuários em locais com elevado grau de censura.

O Telegram oferece a vantagem de não ser preciso inserir um número de celular. É possível contatar usuários sem saber o número, aumentando a privacidade. 

Porém, o grande alcance dos grupos do mensageiro Telegram (que podem contar com até 200 mil membros) põe em xeque o app, que é frequentemente acusado de facilitar os disparos em massa de fake news por conta disso — embora o WhatsApp não passe imune a isso também, mesmo limitando os grupos a 256 participantes.

Especulações rondam o uso do Telegram pelo fato de sua origem estar associada ao mesmo fundador da rede social russa VK. No caso do WhatsApp, existem preocupações sobre a partilha de dados entre o app e o Facebook/Meta para finalidades comerciais.

Proteção adicional

Tanto o Telegram quanto o WhatsApp contam com a verificação de login em duas etapas. Ao ativar, o login dependerá de um código enviado via SMS e de uma senha criada pelo usuário. No WhatsApp é possível habilitar o bloqueio e desbloqueio do app por impressão digital toda vez que for usado pelo seu dono. É uma grande proteção, mas requer a paciência do usuário de fazer isso várias vezes ao longo do dia.

O Telegram permite adicionar uma senha que vai bloquear seu acesso. Quando isso estiver ativado (via um ícone de cadeado), você deverá inserir a sua senha para destravar o Telegram de novo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade