Veja o que esperar da biografia de Elon Musk lançada nesta terça-feira
Livro revela fatos desde o bullying sofrido na infância até os problemas familiares do polêmico bilionário.
Antes mesmo de ser lançada, a biografia do bilionário Elon Musk já revelou algumas polêmicas sobre a vida do dono da Tesla, SpaceX e X (ex-Twitter). Nesta terça-feira (12), o livro que conta detalhes da história de Musk foi lançado simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos, e revela fatos desde o bullying sofrido na infância até os problemas familiares.
O livro foi escrito por Walter Isaacson, autor de “Steve Jobs” e "Leonardo da Vinci". Isaacson acompanhou de perto a rotina do bilionário, participando de reuniões, caminhando ao lado dele por suas fábricas e entrevistando não apenas o empresário, mas também sua família, amigos, colegas de trabalho e adversários.
A biografia revela que, durante a infância, Elon Musk sofria muito bullying. Após levar uma surra violenta, ficou internado por uma semana. A reação de seu pai, um "engenheiro delirante e perverso", é abordada no livro como mais impactante que os ferimentos físicos.
Apesar das tentativas de Musk de banir a figura paterna — física e psicologicamente — da própria vida, sua psique sofreria os impactos por muito tempo, revela o livro.
Um artigo publicado pelo escritor no jornal "The Wall Street Journal" trouxe alguns bastidores da produção do livro. Na matéria, cita-se que o bilionário ficou magoado com a decisão da filha, Vivian Jenna Wilson, de o abandonar.
De acordo com Musk, a jovem "virou comunista" e não se relaciona mais com ele. "Ela pensa que qualquer pessoa rica é ruim", teria dito Musk na biografia. O livro também traz detalhes da relação conturbada com a sua filha de 19 anos, que é transexual.
Em seu relato, Musk disse que ficou sabendo da transição da filha por outras pessoas. "Eu sou trans e agora meu nome é Jenna. Não conte ao meu pai", escreveu a filha à esposa do irmão de Musk.
De acordo com Walter Isaacson, ao saber da notícia, Musk "não ficou irritado" com a filha, mas o afastamento dela é o que o deixa magoado.
Compulsão por drama
No início de 2022, após a SpaceX realizar 31 lançamentos bem-sucedidos de foguetes, a Tesla vender milhões de carros e Musk se tornar o homem mais rico do planeta, ele reconheceu sua compulsão por drama.
“Preciso mudar minha mentalidade e sair do modo de crise, no qual estou há pelo menos 14 anos, ou pela maior parte da minha vida”, disse.
Enquanto fazia essa reflexão, porém, ele comprava secretamente o Twitter. Embora tenha recebido a oferta de um cargo de liderança na empresa, concluiu que não seria o suficiente, pois "é da sua natureza desejar o controle total", revela parte do livro.
"No decorrer dos anos, sempre que estava em um momento sombrio, Musk se lembrava dos
horrores de ser agredido na infância; agora ele tinha a chance de contra-atacar".
A biografia "Elon Musk" chega ao Brasil pela editora Intrínseca. O livro impresso será vendido por R$ 99,90 e a versão digital pode ser adquirida por R$ 69,90.