Veja quais seleções são favoritas para vencer a Copa segundo a matemática
Pelo menos dois modelos matemáticos projetam Brasil como favorito na Copa do Mundo; em um terceiro, nossos rivais argentinos levam a taça
A cada quatro anos, a Copa do Mundo mobiliza torcedores de diversos países a tentar aquela "fézinha" nos bolões. Neste ano, no Catar, o mundial está mobilizando apostas em aplicativos com amigos e família ao redor do planeta. Mas quer uma dica? Modelos matemáticos já apontaram seus favoritos, e o Brasil leva essa em vários deles.
Pelo menos três instituições fizeram estimativas sobre a final da Copa. Nos estudos da Universidade de Oxford e da empresa de análise de crédito Serasa Experian, o Brasil é o favorito. Já pela XP Investimentos, a final deve ficar entre França e Argentina.
Oxford Mathematics
Neste modelo, o pesquisador Joshua Bull, da universidade britânica, estimou que a seleção brasileira e a Argentina devem se enfrentar na semifinal, com o Brasil vencendo e avançando à final. Segundo as estimativas, os brasileiros levam o hexa para casa com 14,68% de chances.
As estatísticas também mostram que há uma possibilidade de empate técnico com a Argentina na semifinal, mas os brasileiros devem levar a melhor. Segundo o modelo, o Brasil tem 61% de chances de virar hexacampeão contra a Bélgica.
Serara Experian
A companhia Serasa Experian criou um estudo, por meio do laboratório de inovação DataLab, que desenvolveu técnicas para estimar os possíveis vencedores da Copa do Mundo. Os resultados apontam que o Brasil tem 53,4% de chance de chegar à final e 20,9% de erguer a taça em 2022.
Mais uma vez a Argentina aparece como um oponente, mas dessa vez em segundo lugar. Na tabela abaixo, a plataforma divulgou a lista dos países mais prováveis.
XP Investimentos
Neste modelo, as estimativas mostram que é provável que a Argentina enfrente a França na final. Se isso acontecer, há 55% de probabilidade de que os nossos vizinhos da América do Sul sejam campeões.
Por outro lado, outra possibilidade aponta que, se o Brasil for para a final, a seleção tem a maior chance de vencer, com 63%.
E aí, como fica sua fé em Neymar e cia. depois dessas sugestões científicas?