Veja vídeo de robô que cozinha, lava louça e arruma a casa
Cientistas da Universidade de Stanford e da DeepMind estão desenvolvendo o Mobile ALOHA, robô que desempenha atividades domésticas
Pesquisadores da Universidade de Stanford e da DeepMind, braço de automação e inteligência artificial (IA) do Google, desenvolveram um robô capaz de desempenhar, em certo nível, atividades domésticas básicas.
O Mobile ALOHA já tem vídeos cozinhando camarão, limpando líquidos derramados, guardando panelas e até ajustando a posição de cadeiras pela casa.
Veja compilado de atividades do robô
Outros robôs capazes de realizar tarefas tão complexas tendem a custar centenas de milhares de dólares, mas os pesquisadores mantiveram os custos do projeto baixos, com investimento incial de apenas US$ 32 mil (cerca de R$ 156 mil).
Com esse objetivo, os cientistas escolheram peças de robô prontas para uso e hardware impresso em 3D.
Para ensinar o robô a grelhar o camarão, os pesquisadores o operaram remotamente 20 vezes para manusear o marisco na panela, de maneira um pouco diferente a cada vez.
Assim, o robô aprendeu maneiras diferentes de realizar a mesma tarefa, disse Zipeng Fu, estudante de doutorado em Stanford e participante do projeto, ao MIT Technology Review.
A equipe diz que executar uma tarefa 50 vezes aumenta a chance do robô fazer uma tarefa autonomamente em até 90%.
A iniciativa é de código aberto e a equipe do projeto fornece uma lista de peças e um guia sobre como construir o dispositivo por conta própria.
O projeto ainda está em desenvolvimento, o que não impediu os cientistas de encararem erros com humor e até unirem as gafes do robô em um compilado.