Os smartphones podem estar com seus dias contatos. Conforme recente análise do IDC, as vendas dos gadgets devem cair nos próximos anos. Mesmo com a sua distribuição atingindo um ápice de um bilhão de unidades em 2013 (aumento de 39% em relação ao ano anterior) as operações podem cair em 2014, devido a uma saturação nos países desenvolvidos – a consultoria aponta uma queda nos mercados americano e japonês – e atingirá uma queda geral em 2017 (8%) e 2018 (6%).
“Na América do Norte nós vemos mais de 200 milhões de smartphones ativos, sem contar os celulares convencionais ainda em uso”, explica Ryan Reith, diretor do IDC. O instituto ainda lembra que 2014 será um ano de transição, com todas as fabricantes mirando seus produtos nos países emergentes, como Brasil, China, Indonésia e Índia. “Não apenas o crescimento era desacelerar mais que nunca, mas as forças controladoras do mercado de smartphones estão mudando”, afirma Reith, diretor do IDC. “Novos mercados em crescimento trazem diferentes regras para o jogo e os celulares ‘premium’ não serão o fator principal de crescimento nessas regiões”, completa.
Por outro lado, os tablets continuam dominando o mercado europeu SCD (smart connected device) que engloba também os smartphones e computadores. Com quase 70 milhões de vendas em 2013, os tablets tiveram crescimento de 10% comparado ao ano de 2013. O IDC ainda aponta que o mercado de SCD deve crescer na região 5% em 2014 e, é esperado crescimento de dois dígitos entre os tablets.
A liderança do mercado de tablets continua com a Apple e sua linha iPad, 15 milhões de unidades foram vendidas na região; com dez milhões de gadgets da Samsung; com Asus aparecendo em terceiro e forte crescimento de novos fabricantes, como a Lenovo. Entre os PCs, a HP continua líder do mercado europeu; com a Lenovo na segunda posição e Acer, Dell e Apple logo atrás.
Android x iOS
Na disputa pela liderança de sistemas operacionais, o Android mantém-se na liderança do mercado com 79%, com grande presença nos países emergentes. O iOS aparece na segunda posição com 15% do mercado, utilizando apenas os próprios aparelhos da Apple, para o IDC ainda é esperado que a empresa ainda mantenha um bom desempenho no países desenvolvidos.
Em crescimento, o sistema operacional Windows Phone possui 4% do mercado e está crescimento continuo, com o suporte dos celulares da Nokia e de outros nove parceiros, a empresa de pesquisa aponta que o sistema pode desenvolver seus mercados nos países emergentes.
A Samsung lançou seu novo smartphone top de linha, o Galaxy S5. O modelo é à prova d'água, tem um leitor de impressões digitais no botão de início e tela de 5.1 polegadas.
Foto: Reuters
Parte traseira do Galaxy S5, de plástico. A câmera é de 16 megapixels e capaz de filmar em 4K (ultra HD).
Foto: Reuters
Tablet com desenho de smartphone, o Media Pad X1 da chinesa Huawei suporta chamadas de voz, roda sistema Android, possui câmera com resolução de 13 MP e tela Full HD. A marca não sabe quando o produto será lançado no Brasil
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A Samsung lançou novos modelos de smart watch na feira. O modelo à esquerda é o Gear Fit, à prova d´água e voltado para a prática de exercícios. O outro é o Gear 2, com câmera e funções básicas de notificações do celular.
Foto: Reuters
O Sony Xperia Z2 tem tela de 5.2 polegadas, câmera de 20.7 megapixels com capacidade para capturar vídeos em ultra HD. Vem com Android KitKat, e como seu antecessor, é à prova d'água.
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O tablet Z2 da Sony também é à prova d'água. Ele tem tela de 10 polegadas, espessura de 6.4 milímetros e pesa 426 gramas na versão Wi-Fi e 439 gramas na 3G.
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A Nokia apresentou a linha X, que ficará abaixo da série Lumia. Os modelos terão Android e aplicativos da Nokia e Microsoft. A foto mostra o XL, que será lançado no próximo trimestre
Foto: Divulgação
O Nokia 220 é voltado para mercados emergentes e é considerado pela empresa o telefone mais acessível com acesso à internet. Seu preço é de 29 euros (cerca de R$ 100).
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A Nokia lançou também o Asha 230, classificado como o touch screen mais acessível do mercado. Ele será vendido por 45 euros (cerca de R$ 150).
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A HP lançou o laptop conversível Pavilion x360. A tela pode girar e deixar o aparelho em quatro posições diferentes, transformando-o em um tablet.
Foto: Divulgação
Novo LG G Pro 2 tem tela de 5.9 polegadas em full HD. O smartphone pesa 172 gramas e filma em 4K (ultra HD). Na foto, o LG Flex, que será apresentado no Brasil em março
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O Blackphone promete proteger as informações dos usuários. Ele usa uma versão alterada do Android, chamada PrivatOs, para evitar quebra de dados. Pelo preço de US$ 629, o gadget vem com uma série de serviços como navegação privada, segurança no acesso ao Wi-Fi e busca anônima
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A Fujitsu, empresa japonesa de tecnologia, apresentou uma luva inteligente que pode controlar outros dispositivos apenas com gestos do usuário.
Foto: Divulgação
Novos smartphones da HTC vem com seis opções de cores. A empresa lançou o HTC Desire 816 e o Desire 610. O primeiro tem câmera de 13 megapixels e tela de 5.5 polegadas, enquanto o último tem tela menor, de 4.7 polegadas.
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O YotaPhone, da empresa russa Yota Devices, vem com duas telas: a frontal Amoled de 5 polegadas e a traseira e-paper de 4.7 polegadas, recomendada para economizar bateria.
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O ZTE Open C é um dos lançamentos da fabricante chinesa. Ele vem com o sistema operacional da Mozilla, o Firefox OS, câmera de três megapixels e processador Snapdragon de dual core de 1.2 GHz por núcleo
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Alcatel OneTouch Fire C é um dos smartphones com Firefox OS. O sistema operacional foi lançado em smartphones no ano passado e agora deve expandir seu portfólio de aparelhos com parceiros como Huawei, LG, Alcatel One Touch e ZTE.
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Panasonic vai retornar ao mercado de smartphones com dois modelos de alto custo. Os aparelhos Toughpad terão duas versões, uma com Windows 8 e outra com Android, e custarão a partir de US$ 1.300 no Japão
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Em palestra, o fundador do WhatsApp Jan Koum anunciou que o aplicativo permitirá chamadas de voz no segundo semestre deste ano
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Durante palestra no Mobile World Congress, em Barcelona, Mark Zuckerberg disse que o Whats App vale mais do que ele pagou.
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A BlackBerry lançou o Z3 com o novo sistema 10.2.1, e que vai custar US$ 200. O modelo tem tela de 5 polegadas, processador de 1.2 GHz e câmera de 5.5 megapixels.
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A empresa canadense também anunciou que um novo serviço para as empresas administrarem dispositivos móveis em suas redes. O BlackBerry Enterprise Service 12 vai ser lançado até o fim de 2014.
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Durante o evento, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo assinou um acordo com a GSMA para acelerar a entrada de banda e novos serviços móveis no País. As operadoras Algar Telecom, TIM, Oi, Claro, Nextel, Sercomtel e Vivo também anunciaram colaboração para diminuir spams em SMS, roubo de aparelhos e para aumentar a proteção às crianças.
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O Facebook anunciou, em parceria com a Ericsson, a criação de um laboratório que simula a internet móvel de países emergentes. O local, que ficará no campus do Facebook em Menlo Park, na Califórnia, vai testar aplicativos e serviços em redes 2G, 3G e 4G em condições adversas.