Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vermes usam eletricidade para saltar em insetos; veja vídeo

Estudo descobriu que vermes microscópicos usam campos elétricos para voarem na direção de insetos voadores, como abelhas

30 jun 2023 - 10h43
Compartilhar
Exibir comentários
Verme usa campo elétrico para alçar voo
Verme usa campo elétrico para alçar voo
Foto: Current Biology/Chiba et al., doi: 10.1016/j.cub.2023.05.042.

Um estudo recente publicado na Current Biology revelou que vermes microscópicos podem usar campos elétricos para saltar, se locomover por superfícies e até se agarrar em insetos voadores.

O nematoide Caenorhabditis elegans, um organismo modelo utilizado em experimentos diversos, é capaz de se locomover pelo ar e se fixar em bichos, como abelhas, que possuem carga elétrica natural.

A pesquisa liderada por Takuma Sugi, da Universidade de Hiroshima, no Japão, começou quando cientistas notaram que os vermes cultivados frequentemente subiam nas tampas de placas de cultivo, mesmo quando eram colocados no fundo. 

Investigando o comportamento com mais detalhe, os pesquisadores perceberam que os vermes estavam, na verdade, saltando dentro do recipiente. Usando eletrodos, os cientistas constataram que os vermes pulavam quando uma carga elétrica era aplicada.

A velocidade média dos saltos foi de 0,86 metros por segundo, algo próximo à velocidade de uma caminhada humana, e a intensidade do campo elétrico era capaz de deixar o salto mais rápido.

Para testar como o mecanismo funcionaria na natureza, os pesquisadores esfregaram pólen de flores em abelhas, para criar uma carga elétrica natural, e as aproximaram dos vermes. Os organismos saltaram a bordo do inseto em um movimento quase instantâneo.

Os bichos até formaram colunas, se empilhando uns sobre os outros, com 80 vermes de uma só vez.

Essa estratégia é importante porque, diferentemente de animais rastejantes, os insetos voadores não dão oportunidade de contato direto para os vermes se agarrarem e garantirem a sua sobrevivência, dizem os pesquisadores.

Veja vídeo de "salto elétrico"

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade