Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Via Láctea na Ilha de Páscoa: fotógrafo faz registro impressionante e é destacado pela Nasa

Localização isolada da Ilha de Páscoa oferece um dos céus mais escuros do planeta, permitindo uma visão nítida da Via Láctea

8 nov 2024 - 15h45
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Via Láctea brilha sobre Moai na Ilha de Páscoa
Via Láctea brilha sobre Moai na Ilha de Páscoa
Foto: Josh Dury/Instagram

Uma fotografia pode nos transportar para lugares distantes, e foi essa experiência que o fotógrafo Josh Dury viveu na Ilha de Páscoa durante o eclipse solar anular, no último mês, quando conseguiu registrar imagens de tirar o fôlego da Via Láctea ao lado dos famosos Moai, as icônicas estátuas da ilha.

Com o apoio da comunidade local, Dury, que viajou principalmente para fotografar o alinhamento celestial diurno, também aproveitou a noite para criar composições únicas.

A localização isolada da Ilha de Páscoa oferece um dos céus mais escuros do planeta, permitindo uma visão nítida da Via Láctea.

Dury posicionou uma de suas câmeras ao lado de uma fileira de Moai para capturar o braço galáctico brilhando intensamente sobre as figuras ancestrais. A imagem, batizada de "Aringa Ora O Te Tupuna" — que significa "O Rosto Vivo dos Ancestrais" na língua Rapa Nui — foi compartilhada nas redes sociais e conquistou o título de Foto Astronômica do Dia (APOD) pela Nasa

Fotografia de Rapa Nui ganha destaque da Nasa
Fotografia de Rapa Nui ganha destaque da Nasa
Foto: Josh Dury/Instagram

"A imagem foi capturada na minha última noite na ilha. Jamais esquecerei essa vista deslumbrante; envolvida sob os braços da Via Láctea e os céus do Hemisfério Sul. Existe uma constelação que considero a mais famosa de todas. Crux - o Cruzeiro do Sul. O material das lendas. Foi a constelação que me guiou até lá. Anseio por vê-la novamente…", escreveu o fotógrafo em seu Instagram. 

Dury já teve outra imagem reconhecida pela Nasa, em que registrou a chuva de meteoros Perseidas sobre Stonehenge. Segundo o fotógrafo, a noite em que capturou a Via Láctea sobre os Moai foi "um dos momentos mais poderosos e emocionantes" de sua carreira, e ele dedicou a foto "aos ilhéus e aos ancestrais".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade