ViaMobilidade implementa novo sistema de previsão de trens com IA e Big Data
Página também fornece informações em tempo real sobre o número da linha, direção, estado da operação e a previsão de chegada do próximo trem
A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, colocou em prática o sistema "Próximo Trem". Através da leitura de QRCodes presentes em todas as plataformas de embarque, é possível estimar o tempo previsto para a próxima composição chegar à estação.
A página também fornece informações em tempo real sobre o número da linha, direção, estado da operação e a previsão de chegada do próximo trem. A mensagem "Prepare-se para o embarque" será exibida quando faltarem 20 segundos para alcançar a plataforma.
O sistema, projetado para comunicar a hora de chegada dos trens às estações, integra tecnologias de ponta como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, grafos e uma sólida infraestrutura de Big Data. Este é o sistema pioneiro finalizado em São Paulo no âmbito ferroviário e tem o potencial de revolucionar a experiência dos passageiros.
O "Próximo Trem" emprega dados dos Circuitos de Via Digital (CDV), que estão conectados ao Centro de Controle Operacional (CCO). Essas informações são tratadas quase em tempo real, com atualizações a cada cinco segundos, assegurando previsões acuradas e um acompanhamento eficaz.
Dentre as inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial fundamentada em Deep Learning, que é capaz de reconhecer padrões operacionais e reconhecer trens em funcionamento, é um destaque. O aprendizado de máquina permite cálculos mais exatos do tempo médio de viagem entre estações, enquanto os grafos simulam rotas e aprimoram o planejamento operacional.
Desde que foi introduzido em 11 de novembro, foram contabilizados 22.000 acessos únicos, com uma média diária de 2.000 usuários e um envolvimento médio de 27 segundos por acesso. Durante o período de concessão, prevê-se que o "Próximo Trem" processe cerca de 7 terabytes de informações de localização dos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o que equivale a guardar 1,75 milhão de fotografias em alta definição.
O sistema foi totalmente desenvolvido por um time interno da ViaMobilidade, formado por cientistas de dados, engenheiros, gestores de projeto e programadores. O design da interface do sistema priorizou a acessibilidade, garantindo que o serviço seja acessível a todos os usuários.