Viber será plataforma de e-commerce, diz CEO
O CEO do aplicativo de mensagens instantâneas Viber, Hiroshi Mikitani, disse à CNN que quer transformálo em uma plataforma de e-commerce. “Vamos vender tudo (no Viber): vamos verder e-books, vamos vender conteúdo, jogos”, disse o executivo.
Em fevereiro, a empresa de Mikitani, a Rakuten, comprou o Viber por US$ 900 milhões. A companhia japonesa possui o site de e-commerce Play.com e é dona dos e-readers Kobo, e Mikitani está atualmente entre as 20 pessoas mais ricas no setor de tecnologia, com uma fortuna estimada em US$ 9,3 bilhões. “O e-commerce está entrando no que eu chamo de ‘estágio de humanização’. Não estamos tentando nos tornar uma enorme máquina de venda automática, estamos tentando replicar a transação humana face a face usando a Tecnologia da Informação”, completou o CEO.
A competição entre os aplicativos de mensagens instantâneas se acirrou com a compra do WhatsApp pelo Facebook por US$ 19 bilhões, embora o modelo de negócios de muitos deles não seja agressivo. O WhastApp, por exemplo, cobra dos usuários uma taxa de US$ 1 após um ano de uso. Enquanto a estratégia do Viber será o e-commerce, o WhatsApp ainda não anunciou outros planos diferentes para arrecadar mais receita.