Vício em redes sociais pode virar audiência pública no Senado
Senador Eduardo Girão (Novo-CE) diz que uso descontrolado de tecnologias tem levado ao surgimento e agravamento de doenças
Em breve, uma das instituições mais antigas do Brasil pode debater um dos mais recentes problemas da sociedade - o vício em telas.
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou, em (14.mar.2023), um requerimento para a realização de uma audiência pública com psquiatras e psicólogos para debater o vício em novas tecnologias digitais e redes sociais.
SENADO: REQ 00009/2023.
💡 Tema: REDES SOCIAIS.
🔗 https://t.co/5UDkXiWIWT pic.twitter.com/NbPlymxoAS
— Legisla Redes (@legislaredes) March 21, 2023
POR QUE? De acordo com o senador, o "uso descontrolado de tecnologias", incluindo redes sociais, ferramentas de busca, streamings e jogos eletrônicos, tem levado ao "surgimento ou agravamento de doenças decorrentes do sedentarismo e de enfermidades psiquiátricas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios alimentares e do sono."
No requerimento, o senador alegou ainda que a "dependência, compulsão e vício em tecnologia" muitas vezes interessam às grandes empresas de tecnologia.
Girão propôs que sejam chamados para a audiência profissionais da psiquiatria e psicologia, além de um representante do Ministério da Saúde.