Vídeo ilustra implosão do submersível do Titanic e seus efeitos no corpo
Diferente de uma explosão, onde o movimento vai de dentro para fora, a implosão tem colapso em direção ao centro
Uma nova animação mostra com detalhes quais seriam os possíveis efeitos da implosão sofrida pelo Titan, submersível da OceanGate que fazia expedição ao Titanic, no corpo de seus passageiros.
Cinco tripulantes estavam à bordo da embarcação que desapareceu no dia 18 de junho e teve a sua destruição confirmada depois dias depois. O submersível sofreu uma implosão após não ter conseguido suportar a pressão da água no fundo do oceano, a cerca de 3.500 metros da superfície.
As causas específicas do acidente são incertas, mas a empresa responsável pela expedição já havia se envolvido em polêmicas devido a falhas de segurança e poucas certificações oficiais em seus equipamentos.
No ano passado, um repórter da CBS mostrou problemas técnicos durante a expedição que participou, afirmando que o submersível chegou a ficar duas horas e trinta minutos sem comunicação.
Em 2018, um ex-funcionário da OceanGate alertou para problemas de "controle de qualidade e segurança" do Titan.
Veja vídeo
O vídeo explica que o tempo de implosão foi de 20 milésimos de segundos, enquanto a resposta de dor cerebral demoraria 150 milésimos de segundo, o que indica uma morte sem dor para os passageiros. A compressão foi equivalente à explosão de 50 kg do explosivo TNT.
Diferente de uma explosão, onde o movimento vai de dentro para fora, a implosão é marcada pelo colapso em direção ao centro, em um movimento de compressão. A OceanGate oferecia um copo de isopor amassado pela pressão da água como souvenir a seus clientes.
Os corpos nunca foram recuperados.
No fim de junho, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços do submersível foram recuperados junto com possíveis restos humanos e trazidos para a terra para análise.
A autoridade também afirmou que faria uma "análise formal dos supostos restos humanos que foram cuidadosamente recuperados junto aos destroços no local do incidente".