Como o apagão mundial pode afetar sua navegação na internet
O apagão da internet acontecido no fim de julho continua repercutindo. A comunidade global de tecnologia enfrentou um desafio significativo devido a um conflito entre a solução antimalware CrowdStrike e os sistemas operacionais Windows, após um update recente da Microsoft.
Instituições financeiras, serviços de nuvem como Microsoft Azure e AWS, operadoras de telecomunicações e diversos datacenters foram afetados, resultando na temida “tela azul” e na incapacidade dos sistemas de inicializar corretamente.
"Não há indícios de que este incidente esteja relacionado a um ataque cibernético. No entanto, devido à ampla adoção da solução CrowdStrike em todo o mundo, o impacto se estende por toda a internet, afetando até mesmo aqueles que não utilizam diretamente a solução", diz Erik de Lopes Morais, especialista em cloud e co-fundador da Penso Tecnologia.
A nuvem da Microsoft, que opera em grande parte com seus sistemas operacionais e também utiliza a solução CrowdStrike, foi significativamente impactada. Consequentemente, todos os usuários da Microsoft Azure e do serviço Office 365 foram afetados, assim como outras grandes nuvens, como a AWS.