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Vírus de celular rouba dinheiro da conta da vítima, diz empresa; bancos contestam

Relatório diz que programa malicioso GoatRAT foca em bancos digitais e é capaz de roubar transferências Pix

16 mar 2023 - 17h10
(atualizado em 20/3/2023 às 09h47)
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Malware GoatRAT fica mais perigoso e ameaça bancos
Malware GoatRAT fica mais perigoso e ameaça bancos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

GoatRAT, vírus conhecido por atuar de maneira silenciosa em aparelhos telefônicos, acabou de ganhar uma atualização que o deixou ainda mais perigoso: agora, o malware tem a capacidade de roubar transferências Pix de celulares.

É o que diz a empresa de cibersegurança Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL) no mais novo relatório publicado em seu site.

Segundo a CRIL, o golpe foca em usuários do Nubank e começa a partir de um link malicioso enviado a usuários que se passa por uma página oficial do roxinho, escrito "nubankmodulo". Quando a URL é aberta, o internatua é automaticamente redirecionado para um segundo site, que por sua vez faz o download de um arquivo no aparelho de forma automática.

A partir disso, os criminosos usam recursos do próprio celular para invadir os sistemas de pagamento e roubar transferências via Pix. Apesar do link inicial ser voltado a clientes do Nubank, a empresa afirma que o Banco Inter e o PagBank também são alvos do programa malicioso.

Os três bancos foram procurados por Byte para esclarecimentos, mas, até o fechamento desta notícia, o Nubank não havia se pronunciado. 

Confira os posicionamentos* do PagBank e do Banco Inter, respectivamente:

"O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança em seus sistemas de tecnologia da informação, um dos principais pilares da companhia. Não detectamos nenhum tipo de vulnerabilidade em nossos sistemas. Esta afirmação do vírus abaixo afetando nossos clientes é falsa.” 

"O Inter possui diversas medidas de segurança embarcadas dentro de seu aplicativo para garantir a integridade da conta digital e, frequentemente, realiza campanhas para sensibilizar seus clientes com dicas para manter sua conta sempre protegida e aumentar a segurança. No caso dos golpes realizados por meio de software malicioso, as dicas de segurança são:

- Nunca baixar aplicativos que não estão nas lojas oficiais, como Apple Store e Play Store;

- Estar atento às configurações de permissão dos aplicativos: Localização, acessibilidade, fotos, etc;

- Sempre confirmar o nome do destinatário e valor antes de fazer qualquer transação financeira por meio do aplicativo, especialmente quando o aparelho demorar muito para completar;

- Ter antivírus instalado no celular;

- Em último caso, sempre que identificado que há um software malicioso no aparelho, formatar o celular.

O Inter reforça que está à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, nos canais de atendimento para esclarecimentos adicionais e suporte técnico."

*Notícia atualizada com o posicionamento do PagBank às 11h00 de sexta-feira (17) e com o do Banco Inter às 9h00 de segunda-feira (20).

Fonte: Redação Terra
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