Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vitamina B12 pode ajudar no combate à covid, diz Fiocruz

Estudo revela que a vitamina B12 consegue reduzir o nível de inflamação no organismo de pacientes com covid-19. Dessa forma, o risco de complicações é menor

22 ago 2022 - 19h27
(atualizado às 22h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas do Instituto René Rachou, também conhecido como Fiocruz Minas, descobriram que a vitamina B12 pode ser uma importante aliada no controle de casos moderados ou graves da covid-19. Parte do complexo B, a vitamina, também chamada de cianocobalamina, ajuda a regular inflamação provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e, com isso, melhora a possibilidade de recuperação do paciente. Mais testes ainda são necessários.

Publicado na plataforma BioRxiv, o preprint — estudo que ainda não passou por revisão de pares — detalha como a vitamina B12 pode atenuar o quadro conhecido como tempestade de citocinas ou tempestade inflamatória. Inclusive, esta condição está relacionada com uma significativa parcela de óbitos em decorrência da covid-19, como demostrou outro recente estudo da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Leungchopan/Envato Elements / Canaltech

Tempestade de citocinas e a covid-19

De acordo com os pesquisadores mineiros, a vitamina B12 atua como um regulador da atividade inflamatória, impedindo que o sistema imunológico fique hiperativado e comece a atacar as próprias células saudáveis do organismo. Isso tende a ocorrer em alguns pacientes da covid-19.

Observando a química do corpo, a B12 aumenta a produção da molécula doadora universal de uma substância chamada metil. Por sua vez, esta é capaz de desativar genes que favorecem a inflamação. Dessa forma, a tempestade de citocinas pode ser melhor controlada através da suplementação.

Como foi feita a pesquisa?

No estudo, os pesquisadores da Fiocruz acompanharam pacientes internados com formas moderadas e graves da covid-19. Além disso, incluíram voluntários que estavam saudáveis. Amostras de sangue foram coletadas de todos os voluntários, já que era necessário medir o número de leucócitos (glóbulos brancos) e da atividade inflamatória.

Após a suplementação da B12, a equipe de cientistas observou que as métricas observadas nas amostras de sangue se assemelhavam com a dos pacientes saudáveis, o que indica a possível eficácia da vitamina para o controle da inflamação. No entanto, mais testes ainda são necessários para tornar este um protocolo padrão no atendimento da covid-19.

"É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com a covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença", explica Roney Coimbra, pesquisador e coordenador do estudo, em comunicado.

Vale destacar que, além dos pesquisadores da Fiocruz Minas, o estudo contou com a participação de cientistas e médicos do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: BioRxiv e Agência Fiocruz    

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade