Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vitaminas C e E podem estimular crescimento do câncer

Antioxidantes como vitaminas C e E ativam um mecanismo que estimula novos vasos sanguíneos em tumores, ajudando o câncer a se espalhar, surpreendendo cientistas

4 set 2023 - 21h26
(atualizado em 5/9/2023 às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

As vitaminas C e E podem contribuir para o crescimento do câncer. A descoberta pertence a um estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Investigation. Pode parecer irônico, mas o que acontece é que esses antioxidantes ativam um mecanismo que estimula novos vasos sanguíneos em tumores, ajudando a metástase a se espalhar.

Foto: Spectral/Envato / Canaltech

Para crescer, os tumores precisam de um suprimento constante de sangue rico em oxigênio e nutrientes. Isso requer a formação de novos vasos sanguíneos a partir dos existentes. Quando os tecidos ficam sem oxigênio (hipóxia), as células cancerígenas enviam sinais químicos para fazer com que as células que revestem os vasos sanguíneos formem novos vasos.

Dessa forma, os antioxidantes ativam um mecanismo que faz com que os tumores cancerígenos formem novos vasos sanguíneos, o que é um verdadeiro contraste em comparação com o pensamento até então, de que os antioxidantes teriam um efeito protetor.

Normalmente, os antioxidantes eliminam os radicais livres de oxigênio das células do corpo e previnem ou reduzem os danos causados pelo estresse oxidativo. Os especialistas aproveitam para relembrar que não há necessidade de temer os antioxidantes nos alimentos normais, mas a maioria das pessoas não precisa de quantidades adicionais. No caso de pacientes com câncer ou pessoas com risco elevado de adquirir a doença, pode ser inclusive perigoso.

O estudo se concentrou em uma proteína chamada BACH1. A proteína é ativada quando os níveis de radicais livres de oxigênio no corpo caem, o que pode acontecer quando antioxidantes extras são introduzidos na alimentação.

Vitamina C: o que é e onde encontrar?

A vitamina C costuma desempenhar um papel no controle de infecções e na cicatrização de feridas e é necessária para produzir colágeno, uma proteína fibrosa do tecido conjuntivo que é tecida em vários sistemas do corpo: nervoso, imunológico, ósseo, cartilaginoso, sanguíneo e outros. A vitamina ajuda a produzir vários hormônios e mensageiros químicos usados no cérebro e nos nervos.

A vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas (Imagem: ankabala/Envato)
A vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas (Imagem: ankabala/Envato)
Foto: Canaltech

A vitamina C pode ser naturalmente encontrada em frutas e vegetais como: cítricos (laranja, kiwi, limão), pimentões, morangos, tomates, brócolis, repolho e couve-flor.

Vitamina E: o que é e onde encontrar?

A vitamina E elimina radicais livres que podem danificar as células e melhora a função imunológica, além de evitar a formação de coágulos nas artérias do coração.

Pode ser encontrada em óleos vegetais, nozes, sementes, frutas e vegetais, como: óleo de girassol, óleo de soja, sementes de girassol, amêndoas, amendoim, folhas de beterraba, couve, espinafre, abóbora, pimentão vermelho, aspargos, mangas e abacates.

Como o câncer se desenvolve?

Anteriormente, pesquisadores da Washington University School of Medicine in St. Louis conduziram uma análise para entender como o câncer se desenvolve. Ao sequenciar genomas das células cancerígenas, os pesquisadores identificaram quase 300 genes que conduzem ao câncer.

Na ocasião, os cientistas descobriram que um grande número de mutações nem sempre resulta em uma abundância de proteínas anormais, que são o alvo do sistema imunológico quando ataca um tumor. Isso pode ajudar a explicar por que alguns pacientes com câncer não respondem à imunoterapia, mesmo quando parece que deveriam.

Fonte: Karolinska InstitutetThe Journal of Clinical Investigation, Harvard (1, 2)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade