Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

“Você não será substituído pela inteligência artificial, será por alguém usando a IA melhor do que você", pontua especialista

“Aproximando Ideais", podcast de negócios da Vivo Empresas, discute impactos da IA nas empresas

20 jan 2025 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Aproximando Ideias

Segurança, atendimento, recursos humanos, varejo…. pode parecer que não, mas a inteligência artificial já está presente na vida humana há pelo menos 80 anos atuando na previsão de demandas mercadológicas de maneira preditiva. Nos últimos anos, porém, outra vertente de inteligência artificial vem ganhando cada vez mais protagonismo: a IA Generativa, voltada para produtividade, especialmente quando se pensa em conteúdos em texto, vídeo e foto.

E diante desta nova tecnologia, surgem novos questionamentos: Quais os desafios dos empreendedores diante desta nova ferramenta tecnológica? Qual o impacto da inteligência artificial nas empresas? Estes foram alguns dos temas que permearam o episódio mais recente do “Aproximando Ideias", podcast de negócios da Vivo

Gabriel Domingos, diretor de marketing B2B na Vivo e apresentador do podcast, recebeu o professor e especialista em inteligência artificial, dados, e inovação, Edney ‘Interney’ Souza, em um bate-papo profundo com dicas práticas e fáceis para quem está querendo entender como ferramentas de IA podem contribuir para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Logo no início do papo, Edney pontuou sobre a importância de se ter senso crítico ao usar qualquer ferramenta, fazendo um paralelo com a calculadora: “Não paramos de aprender matemática por conta da calculadora, é preciso ter domínio e senso crítico básico para interpretar o resultado. Na IA, você pode dar o comando para fazer algo que você não tem ideia? Sim, mas o resultado é bom ou ruim? Verdadeiro ou falso?".

O especialista ponderou ainda que, ao contrário do que vem sendo amplamente difundido em relação à ferramenta substituir a força de trabalho humana, é preciso pensar na forma como aplicamos um novo conhecimento: “O problema não é da ferramenta, o problema é da nossa postura diante do conhecimento. Você não vai ser substituído pela IA, você vai ser substituído por alguém usando a IA melhor do que você".

Foto: Divulgação/Aproximando Ideias/ Vivo Empresas

Produtividade e IA Generativa

A Inteligência Artificial Generativa está preparada para atuar no mundo corporativo em toda área que trabalhe com texto, vídeo, áudio e imagem. A partir dela é possível criar textos, imagens, criar vagas, analisar currículos, criar contratos, atas de reunião, e até rascunhos de projetos. “No mundo da criatividade é ótimo, quando você percebe você está fazendo brainstorm junto com a máquina", comenta Edney.

Segundo o especialista, a IA generativa pode ser aplicada tanto para melhorar a produtividade quanto para processos criativos, pois ajuda a estimular o raciocínio. “Se você conhece a estrutura do seu trabalho, você consegue dar um comando melhor [para a IA] e vai gerar um resultado melhor".

IA exige letramento

Durante toda a conversa, Edney e Gabriel refletiram sobre a importância de se buscar letramento para usar a IA, ou seja, compreender o que é a inteligência artificial generativa e suas diversas aplicações: “Quer ser ultrapassado e irrelevante? Pare de estudar”.

“Dados, tecnologia e IA são três novas disciplinas da administração moderna, não importa se você é CEO, você precisa aprender", complementa Edney.

Para o especialista, domínio envolve também aplicação prática, não só conhecimento teórico: “Que dor você vai resolver? Dá para fazer mais rápido e agregar uma proposta de valor para o cliente? Para gerar valor é preciso usar a IA com supervisão, orientação e acompanhar passo a passo”.

No papo, Gabriel Domingos e Edney Souza ainda abordaram questões como a cibersegurança e a ética no uso da IA generativa para o mercado B2B. Confira na íntegra o episódio.

O podcast de negócios da Vivo está em sua terceira temporada e já conta com mais de 20 episódios, trazendo sempre temas relevantes sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e liderança. Gabriel Domingos, diretor de marketing B2B na Vivo, recebe desde especialistas a personalidades como Carol Paiffer, CEO da ATOM S/A e figura notável do Shark Tank Brasil, Robson Jesus, o primeiro homem negro a visitar todos os países do mundo e o campeão olímpico de vôlei e referência em neurocoaching esportivo, André Heller, além de outros convidados.

“Aproximando Ideias” está nas principais plataformas digitais, confira: 

Spotify: Aproximando Ideias | Podcast on Spotify

Amazon Music: Podcast Aproximando Ideias | Ouça no Amazon Music

Deezer: https://deezer.page.link/QKoigxAg3VgmJAW3A

Apple Music: Podcast Aproximando Ideias — Apple Podcasts

YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLU4WAUd8FPrefsbg-ghbD84AvSy5AVkjO

Foto: Divulgação/Aproximando Ideias/ Vivo Empresas
Fonte: Vivo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade