Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Vulcano: descoberta de "planeta do Star Trek" é falsa, diz estudo

Equipe internacional de astrônomos afirma que estudo de 2018, que animou fãs da série, teve erro de interpretação de dados

10 mar 2023 - 14h43
Planeta de Star Trek descoberto em 2018 pode não existir
Foto: Reprodução/Instagram

Um estudo em pré-impressão afirma que descoberta feita em 2018, de um planeta orbitando a estrela 40 Eridani A pode não passar de um mal entendido — má notícia para fãs de Star Trek, série de 1966 na qual o fictício planeta Vulcano orbita o astro da vida real.

Segundo a pesquisa, o exoplaneta não existe e foi confundido pelos pesquisadores de 2018 com movimentos gravitacionais da própria 40 Eridani A. Isso porque, na ocasião, os astrônomos encontraram um "puxão gravitacional" suspeito, que poderia, afinal, ser um Vulcano fora das telas.

A descoberta, no entanto, ainda não passou por revisão de pares. Analisar o comportamento da gravidade em torno de uma estrela é uma das principais formas de descobrir novos planetas

Descoberta do exoplaneta foi um engano

O achado ganhou até nome oficial, 40 Eri b, mas não escapou de questionamentos desde a sua descoberta. Alguns estudiosos disseram o tempo que ele levaria para completar uma órbita seria o mesmo que sua estrela levava para fazer um rotação, algo supostamente improvável.

Agora, os novos cientistas sugerem uma falha na intepretação de dados na primeira pesquisa. Ao estudarem com mais cuidado o espectro de luz da estrela, descobriram que a atração observada era, na realidade, uma atividade desencadeada pelo próprio astro — não um planeta tal qual na série de TV.

O fictício Vulcano, terra natal do personagem Spock, agora pode não mais ter um equivalente na vida real. Porém, fãs da série ainda podem ter esperança na existência do planeta até o estudo ser verificado por outros pares da comunidade científica.