WhatsApp dá início às "Comunidades" no Brasil; entenda
A ideia das "Comunidades" do app de mensagens mais famoso do Brasil é reunir vários grupos em um mesmo guarda-chuva
O recurso "Comunidades", do aplicativo de mensagens WhatsApp, finalmente chegou ao Brasil e terá início nesta quinta-feira (26). A funcionalidade, anunciada desde abril de 2022, não foi instaurada antes por conta do período eleitoral.
Na época, o app decidiu não fazer mudanças muito significativas que pudessem impactar o compartilhamento de mensagens. Em outros países, o recurso foi implementado em novembro de 2022.
A ideia das "Comunidades" do app de mensagens mais famoso do Brasil é reunir vários grupos em um mesmo guarda-chuva. Colégios, por exemplo, poderiam ter grupos de pais de alunos e organizações de transporte em uma mesma comunidade a fim de organizar uma excursão. O mesmo serve para condomínios, empresas e ONGs.
A semelhança entre os grupos de uma comunidade é receber todos os avisos dados por um administrador com um megafone. Esse mesmo usuário, além de enviar mensagens, pode inserir e remover membros, criar outros grupos dentro da comunidade e apagar mensagens ou arquivos classificados como abusivos.
O recurso ainda permite que o adm adicione grupos dos quais não faz parte, embora, nesse caso, não possa ler o conteúdo.
No que diz respeito aos usuários eles podem decidir quem tem o poder de adicioná-los à uma comunidade (como já acontece com os grupos), denunciar abusos, bloquear contatos e sair de um grupo quando quiserem.
A empresa anunciou que a opção das Comunidades aparecerá aos poucos no aplicativo. A partir de então, basta tocar sobre a opção, dar um nome para a comunidade, fazer uma descrição e começar a adicionar grupos. É possível adicionar até 50 grupos numa comunidade, e um total de 5.000 membros.
Apesar da medida, o WhatsApp também informou que não quer ser rede social. "Diferentemente das mídias sociais e outros serviços de mensagens, no WhatsApp não será possível procurar ou descobrir novas Comunidades", escreveu um comunicado da plataforma sobre a medida ainda no ano passado.