O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp é usado por cerca de 19% da população mundial conectada à Internet, informou nesta sexta-feira a empresa de pesquisa de mercado GlobalWebIndex que realizou um estudo sobre o tema. As informações são da agência Ansa.
O aplicativo, que recentemente foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões, registrou um aumento de 30% no número de usuários nos últimos seis meses. Os maiores usuários são os países asiáticos, seguidos pela África do Sul. Já a Europa tem apenas um país na classificação dos dez primeiros que é a Espanha.
O Whatsapp, que em breve deverá oferecer o serviço de ligações pela Internet, tem o maior número de usuários na população on-line de Hong Kong, seguida pela África do Sul, Malásia, Cingapura, México e Espanha.
Segundo os últimos dados oferecidos pela própria companhia, o aplicativo tem 500 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. A maior parte dos usuários se concentra nos países emergentes ou naqueles onde a Internet "móvel" está em crescimento.
Line - O app é o maior competidor do WhatsApp, e além de permitir o envio de mensagens de texto, imagens, vídeo e áudio, também possibilita fazer ligações ou videoconferências pela internet. Com 350 milhões de usuários no mundo, o Line é compatível com computadores Windows, OS X e celulares iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone, Nokia Asha e Firefox OS.
Foto: Reprodução
BlackBerry Messenger - Avô dos aplicativos de mensagens instantâneas, o BBM era antes acessível apenas para quem tinha um BlackBerry. No ano passado, a empresa lançou o aplicativo para Android e iPhone e já alcançou mais de 80 milhões de usuários globalmente, sendo 40 milhões apenas nos dois últimos sistemas.
Foto: Reprodução
Google Hangouts - No ano passado, o Google lançou o Hangouts para unificar suas plataformas de mensagens, que antes eram separadas em serviços e protocolos diferentes. Funciona em desktops, Android e iPhone, e é integrado ao Gmail. Permite o envio de texto, imagens e mensagens em grupo e faz chamadas de vídeo.
Foto: Reprodução
Kik Messenger - Envia mensagens de texto, imagens e aúdio pela conexão de dados, e possui um navegador integrado para que seus 100 milhões de usuários no mundo naveguem por conteúdos e os compartilhem diretamente com os amigos. Disponível para iPhone, Android, Windows Phone, loja Ovi da Nokia e BlackBerry.
Foto: Reprodução
Skype - Conhecido pelas chamadas de voz e vídeo, o Skype também pode ser uma opção para mensagens instantâneas. Mensagens de texto, imagens, vídeos, áudio e em grupo podem ser feitas no aplicativo, disponível para Android, iPhone, Windows Phone, BlackBerry, desktops, consoles de vídeo games e TVs.
Foto: Reprodução
Viber - Competidor direto do Skype por ter chamadas de voz grátis, o Viber está nos desktops e nas plataformas Android, BlackBerry, Windows Phone, iPhone, e até para a Bada da Samsung, o Symbian e Series 40 da Nokia. Algumas funções, como chamadas de voz, estão limitadas para iPhone, Android e Windows Phone. As mensagens suportam texto, fotos e vídeos.