WhatsApp libera pagamentos a empresas sem sair do aplicativo no Brasil
Agora, jornada do cliente pode ser completada sem sair do WhatsApp — da busca por um estabelecimento ao pagamento.
O WhatsApp liberou pagamentos a pequenas empresas sem sair do aplicativo no Brasil, nesta terça (11.abr
).
O QUE HOUVE? Já faz alguns anos que é possível transferir valores entre pessoas físicas no Brasil.
A novidade é que agora passa a ser possível fazer pagamentos a pequenas empresas dentro do aplicativo, "sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente", segundo a empresa.
O WhatsApp/Meta classifica a novidade como "um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp".
COMO FUNCIONA? É possível pagar pelo WhatsApp com cartões de débito, crédito ou pré-pagos Mastercard e Visa dos diversos bancos participantes (veja a lista).
Do lado das pequenas empresas, é necessário vincular o WhatsApp Business a um dos parceiros de pagamentos compatíveis, "como Cielo, Mercado Pago ou Rede", e criar um pedido dentro do app para aceitar pagamentos (veja como).
SEGURANÇA. O WhatsApp reforça que os números dos cartões usados nas transações são "criptografados e armazenados de forma segura", e que é necessário criar um PIN de pagamentos que é exigido a cada transação.
CONTEXTO. Os pagamentos via WhatsApp foram meio que atropelados pelo sucesso do Pix no Brasil e entraves regulatórios impostos pelo Banco Central e pelo Cade.
A nova funcionalidade decorre de uma autorização obtida junto ao Banco Central pelo WhatsApp em março, para pagamentos de pessoas para lojistas (P2M).
Com pagamentos a empresas, o WhatsApp alcança a completude na jornada do cliente, como a própria empresa explica:
No Brasil você pode procurar uma empresa, navegar por produtos e serviços, adicioná-los ao seu carrinho e fazer um pagamento, tudo isso com apenas alguns toques. Estamos felizes em finalmente poder oferecer esse recurso para pessoas e empresas dentro de uma conversa.
É uma notícia importante para a Meta. Prova disso é que Mark Zuckerberg, CEO da empresa, fez um comentário em sua página pessoal no Facebook:
People in Brazil will be able to pay local businesses right in a WhatsApp chat. We'll be rolling this feature out to more businesses in the coming months.
Posted by Mark Zuckerberg on Tuesday, April 11, 2023