Windows 11 testa novo modo de economia de energia para notebooks e PCs
O Windows 11 está testando um novo modo de economia de energia para notebooks e desktops. A função foi liberada para usuários inscritos no programa Windows Insiders na Build 26002.
Segundo a Microsoft, o recurso "amplia e aprimora o modo de economia de bateria", sendo uma "forma fácil" de estender a autonomia do dispositivo e reduzir o consumo de energia em troca de desempenho. A opção está no menu de Configurações Rápidas na bandeja do sistema.
O modo de economia pode ser ativado manualmente, ou configurado para ser habilitado de forma automática no momento em que a bateria atingir uma determinada porcentagem.
Para notebooks, a vantagem é clara: economizar a carga da bateria e permitir que o computador fique ligado por mais tempo. Para desktop, o benefício seria reduzir o consumo de energia, mas não está claro quanto de energia seria economizado.
A Microsoft não entrou em detalhes sobre como a ferramenta funciona. O sistema descreve que o recurso "limita a atividade em segundo plano", mas não ressalta como isso se diferencia do modo de economia já conhecido.
Como ativar o novo modo de economia de energia
A novidade é distribuída para testadores do Canal Canary do Windows Insider. Além do menu de Configurações Rápidas, a função também pode ser encontrada em Configurações > Sistema > Energia.
Outras novidades da atualização
No mesmo update, a Microsoft também introduziu outras novidades, como:
Todas as novidades do update ainda não têm previsão de lançamento por enquanto.