Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

X: por que mudar nome do Twitter pode causar problemas a Elon Musk?

A mudança no nome da rede pode acabar com construção de marca que evoluiu por décadas

24 jul 2023 - 16h29
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Twitter agora se chama "X"
Twitter agora se chama "X"
Foto: Reprodução/Twitter

O mais novo movimento de Elon Musk na liderança do Twitter — agora renomeado de "X" — pode causar sérios problemas ao bilionário no futuro próximo.

A mudança no nome da rede anunciada nesta segunda-feira (24) promete dar um nó, segundo especialistas, em usuários acostumados com toda a construção de marca que o Twitter até então ostentava.

Os maiores problemas no curto prazo estão relacionados à alteração de linguagem que a plataforma pode ter. Verbos enraizados no vocabulário popular, como "tuitar" e "retuitar", poderão perder todo o sentido e dificilmente serão substituídos por "re-X-tar" ou similares.

Em entrevista ao portal Fast Company, Jenn Takahashi, fundadora da firma de relações públicas Takahashi PR, classificou a troca como um "suicídio de marca".

“Provavelmente será a coisa mais idiota que ele fez desde que assumiu e, considerando tudo o que fez nos últimos meses, isso diz muito", disse. 

Takahashi também é responsável por manter o "Best of Dying Twitter" (o melhor do Twitter morrendo, em português), perfil na plataforma que reúne as "melhores-piores" escolhas de Musk desde que assumiu o comando da rede social.

“Do começo ao fim, Musk tem a intenção de queimar qualquer evidência de que alguém esteve lá antes dele, porque isso serve para sugerir que alguém além dele ajudou a formar seu produto”, disse ao mesmo portal Bruce Daisley, que foi vice-presidente do Twitter na Europa, Oriente Médio e África entre 2015 e 2020. 

Outra preocupação entre analistas é a possível associação do novo nome da marca a outros nichos, já que o "X" é velho conhecido de sites de conteúdo adulto.

O XVideos, um dos maiores portais de pornografia do mundo, parece concordar. Seu perfil oficial na plataforma se manifestou sobre a mudança, brincando que a semelhança entre os nomes poderia ser o primeiro passo para uma futura integração entre a rede social e o site pornô.

“Como temos interesses em comum, teremos que adicionar a possibilidade de fazer login no XVideos com uma … conta X”, escreveu o perfil do site.

O estranhamento da novidade também atingiu usuários brasileiros — que, como de costume, não economizaram memes para comentar toda a situação.

O Twitter foi procurado pelo Byte para um posicionamento sobre os possíveis impactos da nova marca, mas até o fechamento desta reportagem não havia emitido resposta.

Por que "X"?

A origem do gosto pessoal de Musk por  "X" é incerta, mas um dos primeiros empreendimentos do bilionário foi responsável por marcar a letra em sua memória. Em 1999, ele criou um banco on-line chamado X.com, mais tarde comprado pela plataforma PayPal. 

Em 2017, o empresário comprou o domínio "X.com" de volta, dizendo que o endereço tinha valor sentimental. Hoje, quem digita a URL na barra de navegação é direcionado ao site do Twitter.

A mudança faz parte do plano de Musk em fazer da rede social uma plataforma "faz-tudo". 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade