Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

X troca "tweet" por "post" e dá fim aos últimos resquícios do Twitter

O X começou a substituir os termos "tweet" e "retweet" por "post" e "repost", desfazendo-se do popular verbo atribuído ao Twitter dicionarizado até no português

31 jul 2023 - 19h38
(atualizado em 1/8/2023 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O X está substituindo uma das últimas referências do Twitter: o verbo "tuitar". Conhecida no mundo inteiro, a função "tweet" (oficialmente aportuguesada para "tuíte") do feed principal agora é "Post", segundo relatos de usuários compartilhados nesta segunda-feira (31). O termo "retuíte" também começou a sumir.

Assim como a alteração de logo, a mudança do texto dos botões "Tweet" e "Retweet" acontece de forma discreta e por meio de atualização.

Em português, o termo "tuitar" foi substituído para "Publicação", tradução literal do substantivo "Post", e "retuíte" virou "Repost". Além disso, o botão "Tweet com comentário" se tornou apenas "Comentário".

Com a mudança, lá se vão um dos últimos resquícios da marca do antigo Twitter. A transformação acontece desde 24 de julho, um dia após o anúncio de Elon Musk.

Foto: Alexander Shatov/Unsplash / Canaltech

A palavra "tuitar" está no dicionário

O verbo "tuitar" e suas derivações estão no dicionário de português brasileiro desde 2010. A palavra foi dicionarizada na 5ª Edição do Aurélio, ao lado de outros termos comuns da web, como nerd, ecobag e bullying.

É o fim do Twitter

Apesar de ter potencial de causar problemas na justiça, a mudança de marca do Twitter para X parece não ter mais volta. O processo aconteceu de forma rápida, assim como as demais alterações da plataforma pós-Musk, mas também gerou problemas um tanto inesperados para a comunidade, como a substituição de nome do usuário @X e um falso positivo no web app da rede do Microsoft Edge.

A plataforma e seus apps continuam com as mesmas funções de sempre, mas o objetivo de Elon Musk é torná-lo um "app de tudo" — uma espécie de cópia do WeChat. O empresário quer que o serviço atenda a necessidade de consumidores em diferentes áreas, desde mensageria a pagamentos online.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade