Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

X voltou? Usuários conseguem acessar a plataforma pelo celular

Serviço está suspenso no Brasil desde 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

18 set 2024 - 09h34
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Usuários relataram acesso instável ao X (antigo Twitter) pelo celular e bloqueio de acesso pela página oficial no computador devido a suspensão determinada pelo STF.
Internautas conseguem acessar plataforma X pelo celular nesta quarta
Internautas conseguem acessar plataforma X pelo celular nesta quarta
Foto: Unsplash/Alexander Shatov / Pipoca Moderna

Nesta quarta-feira (18), alguns usuários do X, anteriormente Twitter, relataram que estão conseguindo acessar a plataforma, principalmente por meio do aplicativo no celular. O serviço está suspenso no Brasil desde 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas até o momento, não há confirmação oficial sobre a liberação do serviço pela Justiça.

Conforme testes realizados pela redação do Byte, o acesso ao X pelo celular apresenta instabilidades, sendo possível utilizam a plataforma normalmente em alguns aparelhos e em outros não. Em tentativa de acesso pelo computador, a página oficial da plataforma não carrega completamente, não sendo possível a conexão. 

Conforme a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não houve alteração da decisão do STF e o órgão está verificando os casos informados.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a aplicação de multa diária no valor de 50 mil reais para pessoas ou empresas que tentarem usar de "subterfúgios tecnológicos" como o sistema VPN para continuarem a acessar o X.

X apresenta instabilidades em alguns acessos nesta quarta-feira (18)
X apresenta instabilidades em alguns acessos nesta quarta-feira (18)
Foto: Reprodução/Byte

Na última semana, Alexandre de Moraes determinou a transferência de R$ 18,35 milhões das contas da rede social X e da empresa Starlink Brazil para os cofres da União. O valor seria destinado ao pagamento de multas aplicadas pela Justiça contra o X por descumprimento de ordens judiciais e desrespeito às leis brasileiras.

As multas foram impostas porque o X, do bilionário Elon Musk, não bloqueou perfis que divulgavam mensagens criminosas e ataques à democracia, além de ter removido seus representantes legais no Brasil, o que levou o STF a suspender temporariamente o acesso à plataforma no país.

Usuários conseguem acessar o X pelo celular mesmo com bloqueio mantido pela Anatel
Usuários conseguem acessar o X pelo celular mesmo com bloqueio mantido pela Anatel
Foto: Reprodução/Byte

Entenda o caso

O dono da rede social X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk, usou a plataforma para escrever uma série de críticas a Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A resposta vem após o ministro do STF determinar bloqueios financeiros de outra empresa do bilionário que atua no Brasil, A Starlink. Musk já havia usado a plataforma para acusar o magistrado de censura e de não seguir a Constituição brasileira. Leia mais aqui

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade