YouTube ajudou a criar mais de 140 mil empregos no Brasil em 2022, revela estudo
Estudo da Oxford diz que YouTube se destacou como plataforma para criadores de conteúdo e ajudou a criar 140 mil empregos no Brasil
O YouTube ajudou a criar 140 mil empregos equivalentes a tempo integral, revelou um estudo feito pela Oxford Economics. A pesquisa "Relatório de Impacto no Brasil" indica que o site contribuiu com mais de R$ 4,55 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano.
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Segundo a análise, quatro a cada 10 criadores de conteúdo no Brasil que ganham dinheiro com o YouTube concordam que ele é sua principal fonte de renda. Cerca de 87% os youtubers também afirmam que a plataforma oferece uma oportunidade para criar conteúdo e ganhar dinheiro que não existe na mídia tradicional.
"Os criadores não possuem apenas canais, eles constroem negócios. Transformam inscritos em alunos, clientes, fãs. Não é sobre efêmeros segundos de fama, mas, sim, sobre o desenvolvimento de carreiras sustentáveis", pontua a diretora do YouTube para a América Latina, Patricia Muratori. "Os dados do Relatório confirmam nossa posição de destaque na Economia dos Criadores", complementa.
O espaço para diversidade de conteúdo é um dos pontos mais elogiados do YouTube: cerca de 82% dos entrevistados valorizam essa variedade e 83% concordam que a plataforma os ajuda na conexão com tradições e heranças importantes para eles.
YouTube na música e na educação
A amplificação do alcance proporcionado pelo YouTube ajuda a descobrir novos artistas. Segundo a pesquisa, 77% das gravadoras com canal na plataforma concordam que a plataforma aumentou a oferta de talentos criativos.
Como ferramenta de aprendizado, o YouTube também está numa posição favorável. O Relatório mostra que 98% dos usuários tem no YouTube uma fonte para reunir informações e conhecimentos, e 80% dizem que o YouTube oferece oportunidades iguais para que todos aprendam. Esse papel também é reconhecido por educadores: 8% deles concordam que a plataforma ajuda alunos no aprendizado.
O Relatório de Impacto no Brasil do YouTube foi feito pela Oxford Economics baseado em três pesquisas com entrevistados no país. Foram ouvidas opiniões de 3.013 usuários comuns, 2.957 criadores e 615 empresas.
Novidades do YouTube
Recentemente, o YouTube aumentou os preços do plano de assinatura no Brasil. Além disso, a empresa vem numa espécie de "cruzada" contra os bloqueadores de anúncios, luta que ganhou o reforço de um temporizador para o usuário desativar o adblocker a fim de ver um vídeo no site. Outra novidade recente é o fim das recomendações na página inicial para quem não tem histórico de visualização ativado.
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